ANTECEDENTES DA LEALDADE DOS ESTUDANTES ENTRE OS DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO
Resumo
Este trabalho objetivou verificar quais são as variáveis antecedentes da lealdade entre os diferentes níveis de ensino dos Institutos Federais de Educação. Foi elaborado um modelo teórico de antecedentes da lealdade dos discentes, utilizando variáveis encontradas na literatura: Satisfação, Qualidade Percebida, Valor Percebido e Imagem. A diversidade de perfis de alunos nos Institutos Federais possibilitou verificar se há diferenças entre as variáveis antecedentes significativas para a lealdade entre os diferentes níveis de ensino. Foi feita uma pesquisa quantitativa com 1053 alunos de 03 níveis de ensino em 08 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Os resultados mostraram que há diferenças entre os construtos significativos para a lealdade entre os diferentes níveis de ensino pesquisados. Para os alunos do ensino médio, foram significativos os construtos satisfação e imagem. Para o ensino técnico foram significativos a satisfação, a qualidade percebida e o valor percebido e para o ensino superior foram significativos a satisfação e valor percebido.
Publicado
2019-08-23
Seção
ARTIGOS
Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.