-
Márcia Estela Daltoé da Silva Krampe
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
-
Flávio Régio Brambilla
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
Dep. de Ciências Administrativas e PPGA UNISC
-
Derli Luís Angnes
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
http://orcid.org/0000-0002-3774-7656
Resumo
O estudo tem como objetivo comparar as gerações X, Y e Z em relação a: satisfação nas compras no e-commerce, qualidade das lojas virtuais, importância das tecnologias digitais e o seu comportamento multitarefa em ambientes on-line. Para tal, desenvolveu-se uma revisão teórica sobre todos os assuntos elencados e foram então desenvolvidas duas etapas de coleta de dados, sendo a primeira uma pesquisa exploratória qualitativa e a segunda uma pesquisa descritiva quantitativa. Na primeira etapa, foram realizadas entrevistas em profundidade e analisadas através da técnica de análise de conteúdo. Na segunda etapa, aplicou-se uma survey on-line, alcançando uma amostra de 251 respondentes válidos. Dentre os principais resultados obtidos, foi identificando diferenças em relação à satisfação, na percepção de qualidade no e-commerce e no envolvimento em relação as tecnologias digitais abrangendo as três gerações. Somente no comportamento multitarefas não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre gerações.PALAVRAS-CHAVE: E-commerce; Tecnologias digitais; Multitarefas; Gerações X, Y e Z.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Márcia Estela Daltoé da Silva Krampe, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
Doutoranda em Desenvolvimento Regional - Universidade de Santa Cruz do Sul (2018). Especialização em Produção de Gado de Corte pelas Instituições Rehagro ? Recursos Humanos no Agronegócio Ltda e FAZU- Faculdades Associadas de Uberaba/MG (em andamento). Possui Mestrado Profissional em Administração com ênfase em Gestão Estratégica de Marketing, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2014). Possui o curso de Docência pela Fundação Getúlio Vargas (2011). Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Curso Superior de Gestão de Micro e Pequenas Empresas pela UNIVATES (2007). Desempenha o cargo de Technical Sales Representative, atuando há mais de 10 anos na Área de Nutrição Animal com foco nas linhas de Bovinocultura de Leite e Corte, tendo grande experiência na área Técnico-Comercial, Relacionamento com os clientes, Recursos Humanos e Marketing.
Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
Dep. de Ciências Administrativas e PPGA UNISC
Bacharel em Administração. Bacharel em Direito. Especialista em Recursos Humanos, Gestão Organizacional, Educação a Distância e Gestão Educacional. Mestre em Administração e Negócios: Marketing. Doutor em Administração. Professor Universitário (Mestrado em Administração). Pesquisador (interesse principal de pesquisa): Marketing Estratégico; Lógica Dominante do Serviço; Cocriação de Valor; Marketing de Relacionamento e CRM; Recuperação de Serviço. Consultor Organizacional. Professor e Coordenador Adjunto do Mestrado em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
Derli Luís Angnes, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
Derli Luís Angnes é Mestre em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. MBA em Gestão de Pessoas. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Gestão e Organização da Escola. Pós-graduando em MBA em Controladoria e Finanças. É Bacharel em Administração. Bacharelando em Ciências Contábeis. Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas e Tecnólogo em Gestão de Marketing. Além disso, Técnico em Agropecuária e possui uma ampla qualificação profissional nas áreas de Eletricidade, Eletrônica, Mecânica, Automação Industrial e Gestão, totalizando aproximadamente 5.100 horas em cursos de extensão e qualificação profissional realizados em sua maioria em IES e no SENAI. Foi docente titular do Curso de Aprendizagem Industrial em Eletrônica (1.200h) e do Curso de Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo (800h) no SENAI de Santa Cruz do Sul (RS) de 1999 a 2012. Possui experiência técnica, de gestão e no desenvolvimento e na capacitação de pessoas.Também possui experiência no ensino superior, como professor em disciplinas de administração. Também é autor de dois livros e de artigos científicos em administração e gestão. Além de revisor técnico de revistas científicas em administração. Atualmente dedica-se ao estudo, leitura e aprimoramento do pensamento administrativo tendo como principal interesse a pesquisa em negócios e o estudo das áreas administrativas: Gestão de Pessoas/RH, Finanças/Contabilidade, Operações/Produção e Marketing.
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.