EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL: UM CASO DE ENSINO

  • William Rafael Cararo EA -PPGA IMED
  • Alessandro Becker IMED
  • Julio Cesar Ferro de Guimarães UF PEL
  • Eliana Severo UNP

Resumo

Os gestores das organizações enfrentam desafios devido as mudanças que ocorrem no ambiente, sendo este de alta complexidade. Desta forma, a empresa deve se adequar e rever a sua estratégia rotineiramente, sendo a administração estratégica um desafio para as organizações. O ato de empreender não ocorre apenas em momento de oportunidade, mas também em ocasiões de necessidade. Neste contexto, o objetivo deste caso de ensino é analisar os temas relacionados ao empreendedorismo, decisões estratégicas e mercadológicas no contexto empresarial, considerando as decisões que os gestores devem tomar nas empresas.Tem-se como sugestão a aplicação do presente caso nas disciplinas de empreendedorismo, gestão estratégica, inovação, desenvolvimento de novos produtos nas disciplinas correlatas em cursos de graduação e pós-graduação.

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Biografia do Autor

William Rafael Cararo, EA -PPGA IMED
Mestre em Administração(2018) pela Faculdade Meridional - IMED. Especialista em Marketing, Comunicação e Branding pela Universidade Regional Integrada do AltoUruguai das Missões - Campus Erechim(2016). Possui graduação em Marketing pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2014). Atuacom trabalhos na área de marketing, com enfoque no comportamento do consumidor. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em planejamento deMarketing e Comunicação, E-commerce, Marketing Digital.
Alessandro Becker, IMED
Administrador de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), Especialista em Gestão Educacional pelo SENAC RS (2007), Professional & Self Coaching pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching (2012), Mestre em Administração pela Faculdade Meridional - IMED. Atualmente é Professor nos cursos de Ciência de Compuração, Sistemas de Informação, Administração, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Meridional - IMED. Atua como Coordenador e Professor de Pós-Graduação Lato Sensu na Escola de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, Coordenador do Centro de Empreendedorismo, Novos Negócios e Inovação e Gestor no Projeto Educação Empreendedora em Parceria com o SEBRAE. Atua há mais de 14 anos no mercado educacional tendo ocupado cargos de Direção, Coordenação e Docência. Além de Professor desenvolveu sua trajetória profissional na Administração de Empresas, tendo atuado como Administrador e Consultor. A experiência profissional engloba empresas do ramo industrial, comércio e serviços. Também atuou como Pesquisador de Gestão em Centro de Pesquisa e Inovação do SENAC RS. Suas principais áreas de atuação são: Empreendedorismo e Plano de Negócios, Planejamento, Estratégia, Marketing, Inovação e Vendas.
Julio Cesar Ferro de Guimarães, UF PEL
Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Especialização em Design de Produto pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA-UnP), do Programa de Mestrado Profissional em Administração (MPA-UnP) e do Mestrado Profissional de Engenharia de Petróleo e Gás (MPEPG-UnP) da Universidade Potiguar (UNP). Editor Chefe da EdUnP, responsável por 8 revistas acadêmicas. Com experiência de 24 anos como Gestor de Empresas e com Pesquisas na área de Engenharia de Produção, Administração, Inovação de Produto e Processo, Gestão de Projetos, Gestão Socioambiental e Métodos Quantitativos. Possui Publicações: 86 Artigos em Periódicos Científicos (Nacionais/Internacionais); 08 Livros Organizados; 32 Capítulos de Livros; 128 Artigos em Anais de Eventos (Nacionais/Internacionais); 9 Resumos Expandidos em Congressos; 153 Trabalhos Técnicos; 23 Casos de ensinos em periódicos e eventos. Revisor de 29 periódicos Nacionais e Internacionais. ResearcherID: H-7105-2014. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3718-6075. Possui Fator H ISI-Web of Science = 2. Fator H Scopus = 4. Google Academic - Fator H = 7 e Fator i10 = 6.
Eliana Severo, UNP
Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (UNP). Pesquisas na áreas de Sustentabilidade Ambiental, Inovação, Empreendedorismo e Responsabilidade Social. Publicações: 127 Artigos em Periódicos Científicos (Nacionais/Internacionais); 03 Livros Organizados; 42 Capítulos de Livros (Nacionais/Internacionais); 168 Artigos em Anais de Eventos (Nacionais/Internacionais). Avaliadora de 47 Periódicos Nacionais e Internacionais. Editora da Revista RAUnP. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq: Estudos Organizacionais: Empreendedorismo e Inovação. Research ID: K-5560-2014; ORCID: 0000-0002-5970-4032. Possui Fator H ISI-Web of Science = 2; Fator H Scopus = 5; Google Academic - Fator H = 10 e Fator i10 = 10.
Publicado
2018-12-14
Seção
CASOS PARA ENSINO