ATRIBUTOS DETERMINANTES NA DECISÃO DE ESCOLHA DE BARES: Um estudo em bares da Região Sudeste

  • Mateus Frechiani Bitte Universidade Federal do Espírito Santo
  • Vitor Azzari Universidade Federal do Espírito Santo FUCAPE Business School
  • Danúzio Siqueira Rosa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Anderson Soncini Pelissari Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0003-1567-8159

Resumo

O objetivo do presente trabalho é identificar os atributos determinantes na decisão de escolha de bares. Esta pesquisa possui estratégia de métodos mistos. Na etapa qualitativa, realizou-se um grupo focal e na etapa exploratória quantitativa aplicou-se questionários com consumidoes de dez bares. Para o agrupamento das variáveis, utilizou-se a Análise Fatorial Exploratória (AFE), já para a comparação das médias dos atributos foram a ANOVA e o Teste Tukey. Assim, foi possível observar o preço e o serviço como variáveis de maior peso na visão dos respondentes, seguido pelo ambiente e as características de bebidas e alimentos. Também foi possível identificar que os consumidores se encontram satisfeitos com os estabelecimentos que frequentam, e também a possibilidade de que esta satisfação seja trabalhada para ser transformada em fidelidade. Dessa forma, os resultados encontrados neste estudo contribuem para munir os gestores com informações importantes para a formulação da estratégia mercadológica dos estabelecimentos.

Biografia do Autor

Anderson Soncini Pelissari, Universidade Federal do Espírito Santo
Professor do Departamento de Administração da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Professor do Programa de Pós-graduação em Administração - Mestrado e Doutorado - PPGADM/UFES e Pesquisador do TecPrO/UFES.Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba.Pesquisador nas áreas de Estratégias de Marketing e de Negócios - Grupo de Estudos em Marketing e Estratégia (GEMaE). 
Publicado
2019-05-24
Seção
ARTIGOS