Conhecendo as bases da Cocriação de Valor

  • Thiago de Luca Sant'ana Ribeiro Universidade Nove de Julho http://orcid.org/0000-0003-1638-630X
  • Kambou Sie Kevin Universidade Nove de Julho
  • Benny Kramer Costa Universidade Nove de Julho
  • André Torres Urdan Universidade Nove de Julho

Resumo

Cocriação de valor é um termo emergente e que está em pleno desenvolvimento. Cada vez mais plural, vem considerando os múltiplos stakeholders como participantes da ação, e os principais contextos como palco de cocriação. Dada a pluralidade e o pleno desenvolvimento, estudo se propôs a identificar as principais bases por trás do estudo da cocriação de valor. Para isso, apresentou por meio de um estudo bibliométrico os autores, trabalhos e revistas mais citados dentro de uma amostra composta por trabalhos de 2006-2016 da base ISI Web of Science. Além disso, trouxe o levantamento e a análise dos principais trabalhos co-citados, identificando por meio de fatoração 4 linhas de pensamentos sobre a cocriação de valor, sendo: a) Lógica do serviço dominante e valor de uso pelo cliente; b) Coprodução e compartilhamento de informações, c) Relação entre branding e criação de valor; d) e Ciências de serviços. Com o software UCINET, o mapeamento dessa rede foi traçado e confirmou o agrupamento dos fatores 1 e 2. A relação entre branding e criação de valor apareceu espalhada, sugerindo conteúdos idiossincráticos. O fator 4 é composto por um único trabalho, mas aparenta ser tendência e colabora com o melhor ajuste da fatorial. A principal contribuição deste trabalho é a estruturação e apresentação dos conteúdos por trás das bases teórica descobertas nesta bibliometria.

Biografia do Autor

Thiago de Luca Sant'ana Ribeiro, Universidade Nove de Julho
Mestrando em Administração pela Universidade Nove de Julho. Especialista (MBA) em Logística e Supply Chain pela FMU e graduado em Administração pela Faculdade São Sebastião
Kambou Sie Kevin, Universidade Nove de Julho
Mestrando em Administração pela Universidade Nove de Julho. É especialista (MBA) em Gestão de Negócios pela Universidade de São Paulo e Graduado em Administração pela Universidade Nove de Julho.
Benny Kramer Costa, Universidade Nove de Julho
Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – PPGA/UNINOVE. Professor do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – CRP/ECA/USP. Pós-doutor e Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP.
André Torres Urdan, Universidade Nove de Julho
Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Foi Professor Titular da EAESP-FGV e Adjunto da UFMG. Doutor em Administração pela FEA-USP, Mestre em Administração pela EAESP-FGV, Graduado em Engenharia Civil (UFMG), Ciências Contábeis (PUCMG) e Administração (UFMG).
Publicado
2019-05-24
Seção
ARTIGOS