Conhecendo as bases da Cocriação de Valor

  • Thiago de Luca Sant'ana Ribeiro Universidade Nove de Julho http://orcid.org/0000-0003-1638-630X
  • Kambou Sie Kevin Universidade Nove de Julho
  • Benny Kramer Costa Universidade Nove de Julho
  • André Torres Urdan Universidade Nove de Julho

Resumo

Cocriação de valor é um termo emergente e que está em pleno desenvolvimento. Cada vez mais plural, vem considerando os múltiplos stakeholders como participantes da ação, e os principais contextos como palco de cocriação. Dada a pluralidade e o pleno desenvolvimento, estudo se propôs a identificar as principais bases por trás do estudo da cocriação de valor. Para isso, apresentou por meio de um estudo bibliométrico os autores, trabalhos e revistas mais citados dentro de uma amostra composta por trabalhos de 2006-2016 da base ISI Web of Science. Além disso, trouxe o levantamento e a análise dos principais trabalhos co-citados, identificando por meio de fatoração 4 linhas de pensamentos sobre a cocriação de valor, sendo: a) Lógica do serviço dominante e valor de uso pelo cliente; b) Coprodução e compartilhamento de informações, c) Relação entre branding e criação de valor; d) e Ciências de serviços. Com o software UCINET, o mapeamento dessa rede foi traçado e confirmou o agrupamento dos fatores 1 e 2. A relação entre branding e criação de valor apareceu espalhada, sugerindo conteúdos idiossincráticos. O fator 4 é composto por um único trabalho, mas aparenta ser tendência e colabora com o melhor ajuste da fatorial. A principal contribuição deste trabalho é a estruturação e apresentação dos conteúdos por trás das bases teórica descobertas nesta bibliometria.

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Biografia do Autor

Thiago de Luca Sant'ana Ribeiro, Universidade Nove de Julho
Mestrando em Administração pela Universidade Nove de Julho. Especialista (MBA) em Logística e Supply Chain pela FMU e graduado em Administração pela Faculdade São Sebastião
Kambou Sie Kevin, Universidade Nove de Julho
Mestrando em Administração pela Universidade Nove de Julho. É especialista (MBA) em Gestão de Negócios pela Universidade de São Paulo e Graduado em Administração pela Universidade Nove de Julho.
Benny Kramer Costa, Universidade Nove de Julho
Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – PPGA/UNINOVE. Professor do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – CRP/ECA/USP. Pós-doutor e Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP.
André Torres Urdan, Universidade Nove de Julho
Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Foi Professor Titular da EAESP-FGV e Adjunto da UFMG. Doutor em Administração pela FEA-USP, Mestre em Administração pela EAESP-FGV, Graduado em Engenharia Civil (UFMG), Ciências Contábeis (PUCMG) e Administração (UFMG).
Publicado
2019-05-24
Seção
ARTIGOS