O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA GRANDE EMPRESA BRASILEIRA DO SEGMENTO DE SAÚDE

  • Tiago Dalpiaz Especialista em Gestão Estratégica de Negócios - MBA - UFPel
  • Simone Portella Teixeira de Mello Professora da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Paulo de Almeida Afonso Mestre em Computação pela UFPel

Resumo

Os colaboradores das organizações estão por trás das conquistas, lucros e resultados e o comprometimento organizacional parece ser o segredo de sucesso de qualquer organização. Neste estudo avaliou-se o grau de comprometimento dos colaboradores da área comercial de uma grande empresa nacional no segmento da saúde por meio da aplicação da Escala de Bases de Comprometimento Organizacional (EBACO). Aplicou-se o questionário via intranet aos 71 profissionais da área que atuam na empresa em todas as regiões do Brasil, representando cerca de 60% dos colaboradores envolvidos na área comercial da organização. Os resultados revelam que bases como obrigação em permanecer, afiliativa, falta de recompensas e oportunidades e escassez de alternativas de outras oportunidades de trabalho apontaram comprometimento abaixo da média ou baixo comprometimento. Por outro lado, as bases afetiva e de obrigação pelo desempenho apresentaram resultados com nível de comprometimento acima da média e alto, respectivamente. O fato de ser uma empresa familiar com os fundadores ainda no controle, assim como estar no seguimento de saúde podem explicar tais resultados. O contexto econômico atual e a restrição de oportunidades de trabalho também ratificam os resultados. Sugere-se que ações pontuais possam ser desenvolvidas às equipes visando melhorias no clima organizacional.

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Biografia do Autor

Tiago Dalpiaz, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios - MBA - UFPel
Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Luterana do Brasil (2009) e mestrado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios - UFPel
Simone Portella Teixeira de Mello, Professora da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Simone Mello é Mestre em Administração pelo PPGA-UFSC, Doutora em Educação pelo PPGEDU - UFRGS e Pós-Doutora em Administração pelo PPGA - UFSC. É Avaliadora do INEP - MEC e Colaboradora da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP - Ministério do Planejamento. Seus interesses de pesquisa concentram-se na área de administração pública, gestão de pessoas, desenvolvimento gerencial e de equipes, competências e gestão por competências. Atualmente é professora associada da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, RS.
Paulo de Almeida Afonso, Mestre em Computação pela UFPel
Possui mestrado em Computação pela Universidade Federal de Pelotas, graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade SENAC - RS, especialização em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Atlântico Sul de Pelotas/RS, é Assistente em Administração na Universidade Federal de Pelotas. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador, na Coordenação de Processos e Informações Institucionais da Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação. Além da atividade de Coordenação é Ouvidor, Pesquisador Institucional (CENSO da Educação Superior) e Autoridade de Monitoramento da LAI na Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2019-08-23
Seção
ARTIGOS