O IMPACTO DO REUNI NOS INDICADORES SOCIOECONÔMICOS DOS MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS BENEFICIADOS COM A EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Resumo

O trabalho objetivou avaliar a situação operacional, financeira e econômica dos municípios mineiros e as implicações da implantação de um campus universitário com a expansão promovida pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) sobre os indicadores socioeconômicos. A análise é importante e oportuna por tratar-se de uma política pública findada em 2012, cujos avanços quantitativos na expansão das universidades públicas federais propiciaram o acesso à educação superior pública em regiões onde inexistia a oportunidade de ingressar na rede federal de ensino, apesar das limitações e possibilidades constatadas nos municípios. Ademais, o trabalho busca subsidiar a tomada de decisão em futuras ações do poder público federal na elaboração e implementação de políticas públicas no âmbito da educação com vistas aos efeitos a nível municipal. Para isso, as pesquisas bibliográficas e documentais fundamentaram a análise descritiva e comparativa da variação, a realização dos testes de diferenças entre médias e estimativas das taxas de crescimento anuais. Portanto, constatou-se que a presença de um campus universitário interfere na estrutura organizacional e imobiliária do município ao dinamizar a economia local, proporcionar o crescimento, maior oportunidade de qualificação profissional e gerar empregos para os moradores locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Henriques de Paula, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Mestre em Administracao com concentracao na area Pública pelo Programa de Pos-graduacao em Administracao da Universidade Federal de Vicosa - UFV (2018), Especializacao em Contabilidade pela Faculdade Internacional Signorelli (2013) e graduacao em Ciencias Contabeis pela UFV (2011). Atuou como professora substituta do Departamento de Administracao e Contabilidade/UFV de 2011 a 2012 e atualmente e Contadora na mesma instituicao. Tem experiencia academica e cientifica nas areas de Administracao, Administracao Pública, Contabilidade Geral, Rural, Intermediaria, Pública e de Custos.
Débora Gonzaga Martin, Universidade Federal de Viçosa
Doutoranda em Administração com concentração na área Pública pelo Programa de Pós-graduação em Administração do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa - UFV.
Luiz Antonio Abrantes, Universidade Federal de Viçosa
Professor Associado e Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Viçosa-UFV.
Publicado
2020-12-01
Seção
ARTIGOS