O IMPACTO DO REUNI NOS INDICADORES SOCIOECONÔMICOS DOS MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS BENEFICIADOS COM A EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
Resumo
O trabalho objetivou avaliar a situação operacional, financeira e econômica dos municípios mineiros e as implicações da implantação de um campus universitário com a expansão promovida pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) sobre os indicadores socioeconômicos. A análise é importante e oportuna por tratar-se de uma política pública findada em 2012, cujos avanços quantitativos na expansão das universidades públicas federais propiciaram o acesso à educação superior pública em regiões onde inexistia a oportunidade de ingressar na rede federal de ensino, apesar das limitações e possibilidades constatadas nos municípios. Ademais, o trabalho busca subsidiar a tomada de decisão em futuras ações do poder público federal na elaboração e implementação de políticas públicas no âmbito da educação com vistas aos efeitos a nível municipal. Para isso, as pesquisas bibliográficas e documentais fundamentaram a análise descritiva e comparativa da variação, a realização dos testes de diferenças entre médias e estimativas das taxas de crescimento anuais. Portanto, constatou-se que a presença de um campus universitário interfere na estrutura organizacional e imobiliária do município ao dinamizar a economia local, proporcionar o crescimento, maior oportunidade de qualificação profissional e gerar empregos para os moradores locais.
Publicado
2020-12-01
Seção
ARTIGOS
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.