COMENTÁRIOS DE VIAGENS NA INTERNET NA ESCOLHA DE DESTINOS TURÍSTICOS: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA APLICANDO O MODELO DE USO CONTÍNUO
Resumo
Os Comentários de Viagem na Internet (CVI), uma forma de CGU, são uma ferramenta que auxilia o processo decisório de uma viagem, e consiste em comentários postados online por turistas, acerca de suas experiências prévias, dando autonomia ao consumidor durante o planejamento de suas viagens. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar fatores que motivam o uso contínuo dos CVI na escolha de um destino turístico. Esses fatores são a satisfação, a confirmação das expectativas, a utilidade percebida e a intenção de continuidade de uso, que fazem parte do Modelo de Uso Contínuo de Bhattacherjee (2001), o qual analisa a intenção de uso contínuo de um sistema de informação. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritivo-exploratória com abordagem quantitativa e modelagem de equações estruturais através do software AMOS. A coleta de dados foi realizada entre os dias 05 de abril e 24 de maio de 2018 e aplicada a 140 estudantes. Os resultados demonstraram que os fatores satisfação e confirmação das expectativas não influenciam na intenção de uso contínuo de CVI, sendo a utilidade percebida o fator que impacta a mesma. Pode-se concluir que o viajante ao ler um CVI considera sua utilidade como condição fundamental para voltar utilizar os comentários.
Publicado
2020-12-01
Seção
ARTIGOS
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.