SENTIMENTOS E EMOÇÕES DOS TORCEDORES DE FUTEBOL
Resumo
O esporte é bastante procurado por torcedores como um produto de diversão, no qual é conferido elevado potencial de consumo e de mercado nos dias atuais. Considerando a importância do consumo no contexto esportivo faz-se necessário investigar o comportamento do consumidor no futebol, especificamente o quanto sentimentos e emoções estão presentes neste cenário. Este estudo tem como objetivo analisar os sentimentos e as emoções dos torcedores de times brasileiros de futebol. Por meio de pesquisa exploratória qualitativa, com abordagem interpretativista, conduziram-se oito entrevistas em profundidade com torcedores de clubes de futebol. Os resultados revelaram que torcedores são envolvidos com seu time, de forma incondicional, oscilando seus sentimentos e emoções de acordo com movimentos positivos e negativos que o time lhes proporciona. O desempenho do time, no entanto, não compromete o envolvimento dos torcedores. Outro resultado evidenciado, é que os influenciadores na escolha do time foram familiares ou pessoas próximas aos torcedores, como amigos de infância.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-01
Seção
ARTIGOS
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.