SENTIMENTOS E EMOÇÕES DOS TORCEDORES DE FUTEBOL

Resumo

O esporte é bastante procurado por torcedores como um produto de diversão, no qual é conferido elevado potencial de consumo e de mercado nos dias atuais. Considerando a importância do consumo no contexto esportivo faz-se necessário investigar o comportamento do consumidor no futebol, especificamente o quanto sentimentos e emoções estão presentes neste cenário. Este estudo tem como objetivo analisar os sentimentos e as emoções dos torcedores de times brasileiros de futebol. Por meio de pesquisa exploratória qualitativa, com abordagem interpretativista, conduziram-se oito entrevistas em profundidade com torcedores de clubes de futebol. Os resultados revelaram que torcedores são envolvidos com seu time, de forma incondicional, oscilando seus sentimentos e emoções de acordo com movimentos positivos e negativos que o time lhes proporciona. O desempenho do time, no entanto, não compromete o envolvimento dos torcedores. Outro resultado evidenciado, é que os influenciadores na escolha do time foram familiares ou pessoas próximas aos torcedores, como amigos de infância.

Biografia do Autor

Raquel Rejane Theobald, Universidade Feevale
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul.
Mirela Jeffman dos Santos, Universidade de Santa Cruz do Sul
Doutora em Administração. Professora pesquisadora do programa de pós-graduação em administração (PPGAd) da Unisc.
Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul
Doutor em Administração. Professor pesquisador do programa de mestrado em administração (PPGAd) da UNISC.
Luciene Eberle, Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Doutora em Administração. Professora e pesquisadora do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração (Cursos de Mestrado em Administração) na UCS.
Publicado
2020-12-01
Seção
ARTIGOS