ATUAÇÃO DOS DESENVOLVEDORES DE JOGOS SÉRIOS E GAMIFICAÇÃO: PESQUISA QUALITATIVA EM DIFERENTES EMPRESAS

  • Daniel Hank Miri Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Débora Machado da Silva Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Juliana Matte Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Cassiane Chais Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Resumo

Embora os jogos sérios possuam a mesma forma de jogos comuns, apresentam um objetivo principal que difere da diversão. Atrelada a esse setor, a gamificação, que é o uso dos elementos dos jogos, vem em constante crescimento. Só em 2019, no Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, esse mercado produziu 138 jogos, aplicativos ou softwares, gerando um faturamento de 32,5 milhões de reais. Diante disso, o propósito deste estudo consiste em analisar a atuação de seis desenvolvedores de diferentes empresas quanto à motivação e ao engajamento dos usuários de jogos sérios e gamificação. Para isso, uma pesquisa qualitativa foi aplicada, por meio de uma entrevista semiestruturada, com seis profissionais de diferentes empresas que atuam no mercado gaúcho de jogos sérios e gamificação. Como resultados, verificou-se que o trabalho dos desenvolvedores visa à motivação e ao engajamento dos usuários, mas que essa meta não constitui a essência de tal trabalho. Além disso, os entrevistados citaram aspectos de treinamento e comunicação percebidos em meio à competição ou colaboração que ocorre na aplicação das ferramentas de gamificação e jogos sérios, bem como foco no engajamento do grupo de trabalho, com destaque para os elementos de pontuação, feedback e recompensas.

Biografia do Autor

Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul - UCS
Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS na linha de Inovação e Competitividade com bolsa PROSUC / CAPES Modalidade I. A minha dissertação de mestrado foi sobre gamificação, motivação e engajamento no trabalho por meio de um estudo qualitativo de múltiplos casos. Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e formação no curso superior de duração em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos como produção, materiais e principalmente recursos humanos (atuação por 6 anos nesta área). Trabalhou em empresas dos segmentos moveleiro, metalúrgico e postos de serviços.
Débora Machado da Silva, Universidade de Caxias do Sul - UCS
Bacharel em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) também pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) linha de pesquisa: Estratégia e Operações. Bolsista no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), modalidade PROSUC II. Pós-Graduanda em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é secretária no Programa de Pós Graduação em Educação da UCS na Área de Conhecimento de Humanidades. Possui interesse em temas relacionados a área de Estratégias de Serviços como: linha de frente, satisfação do colaborador, qualidade e motivação.
Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul - UCS
Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS / CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.
Cassiane Chais, Universidade de Passo Fundo - UPF
Doutora em Administração com bolsa PROSUC/CAPES, pela Universidade de Caxias do Sul, com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey no México, com bolsa PDSE/CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, linha de pesquisa: Inovação e competitividade, com bolsa PROSUP/CAPES modalidade taxa. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI.
Pelayo Munhoz Olea, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidade de Extremadura, UEX, Espanha. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB / UPC, Espanha. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT / UPC, Espanha. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC / RS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC / RS.
Publicado
2021-11-25