CERVEJAS ARTESANAIS PERNAMBUCANAS: A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DO PRODUTO POR DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS DE CONSUMIDORES

  • José William de Queiroz Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) http://orcid.org/0000-0002-0466-4205
  • Simone de Lira Almeida Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Kleytton da Silva Rodrigues UFPE
  • Alexandre César Batista da Silva Universidade Federal de Pernambuco.

Resumo

A produção e consumo de cerveja artesanal no Brasil vêm crescendo nos últimos anos e o entendimento sobre como os consumidores percebem a qualidade deste produto é uma temática relevante de investigação no que concerne a esse tipo de bebida. Então, este estudo tem por objetivo identificar a percepção dos consumidores em relação aos atributos das cervejas artesanais de acordo com diferentes faixas etárias. Para tal, os construtos teóricos abordados foram: a qualidade do produto, a qualidade percebida e a cerveja e seus atributos. Metodologicamente, o estudo é descritivo, com uma abordagem quantitativa. Para coleta dos dados foram realizados 11 (onze) experimentos de análise sensorial, por meio dos quais os voluntários avaliaram 04 (quatro) cervejas artesanais pernambucanas. A análise dos dados foi feita utilizando testes de referência cruzada entre os atributos da cerveja e as faixas etárias dos participantes. Os resultados evidenciaram que há diferença de percepção dos consumidores em relação aos atributos pesquisados quando consideradas as diferentes faixas etárias. Foi possível observar, de acordo com os dados coletados, que há cervejas mais bem avaliadas em determinados atributos e pior avaliadas em outros, dependendo do grupo que as avaliou. Assim, com essas informações em mãos, as cervejarias que desejarem ampliar sua linha de produtos, de forma a satisfazer nichos específicos de consumidores, poderão considerar os atributos que não foram tão bem avaliados e aqueles que foram bem conceituados ao formularem suas receitas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José William de Queiroz Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Mestrando em Turismo pela UFRN. Bacharel em Hotelaria pela UFPE.
Simone de Lira Almeida, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Doutora em Administração (UFPE). Professora do Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE.
Kleytton da Silva Rodrigues, UFPE
Graduando em Turismo pela UFPE.
Alexandre César Batista da Silva, Universidade Federal de Pernambuco.
Doutor em Ciências Contábeis (UFPE). Professor do DHT/UFPE.
Publicado
2021-11-25