CARIRI: ARTE, CULTURA E MODUS

Resumo

Este trabalho traz a história de uma jovem apaixonada por sua terra que decidiu trocar uma estabilidade financeira para seguir sua vontade de contar a história do Cariri, região Sul do Ceará, ambiente rico em mitologias, expressões culturais, personagens de destaque e outros nas estampas por ela desenhadas. É apresentada a narrativa da criação da marca Modus Cariri e o desenvolvimento de um produto genuinamente regional, planejado e executado pela empreendedora para levar a região do Cariri ao mundo, por meio de vendas em estabelecimentos físicos e virtual. No decorrer da trama, emergem situações de tomadas de decisão em relação à formulação dos preços, promoção e distribuição dos produtos, levantando questionamentos sobre como a marca deve atuar para se consolidar e permanecer no mercado.

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Biografia do Autor

Antonio Messias Valdevino, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Doutorando em Administração (PPGA-UFPB), Mestre em Administração (PPGA-UFPB), Especialista em Gestão, Marketing e Comunicação (FJN) e Bacharel em Administração (UFCA). Tem interesse em tema ligados a Marketing e Análise de Dados em Marketing.
Halana Adelino Brandão, Universidade Federal do Cariri - UFCA
Professora no Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2008). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2005). Professora com experiência na área atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Consumo, Serviços, Gastronomia, Pesquisa Qualitativa, Caso para Ensino.
Ítalo Anderson Taumaturgo Santos, Universidade Estadual do Pernambuco
Doutorado em andamento na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) (2019). É professor assistente do Curso de Logística da Universidade de Pernambuco. Atuou como Professor Substituto do Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Trabalhou como Gerente de Programa da Enactus Brasil, sendo responsável pela orientação em treinamento das equipes das universidades do Norte e Nordeste do Brasil. Possui experiência em elaboração e execução de projetos sociais atuando durante 4 anos em projetos de extensão universitária. Atuou como coordenador acadêmico do XXII SemeAd (2019) - Seminários em Administração da FEA-USP. Atualmente é pesquisador-membro do grupo de pesquisa Stakeholders & Networks (CNPq) e do Núcleo de Pesquisa em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC-UFCA).
Lívia Nogueira Pellizzoni, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ Universidade Potiguar - UNP
Doutoranda em Administração pela Universidade Potiguar - UNP. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, linha de Marketing e Sociedade. Integrante do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura (GP Ciber), grupo certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) . Especialista em Gestão de Organizações Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011). Graduada em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009) e técnica em Design de Interiores pela Escola Técnica Geração (2014). Atualmente, é professora nos Cursos de Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e dos Cursos de Ensino Superior em Tecnologia da Gestão no Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Já atuou como professora no SENAC/CE, SENAC/SC e SENAC/PB e como Coordenadora de tutoria da Pós Graduação Mídias na Educação do IFSC. Tem como interesse de pesquisa Marketing, Consumo Colaborativo, Economia Criativa, Comportamento do Consumidor e Turismo.
Publicado
2022-08-09
Seção
CASOS PARA ENSINO