Matriz BCG: uma ferramenta estratégica para a gestão de destinos turísticos em tempos de crise

  • Ana-Marta Cardoso Soares Universidade do Estado do Amazonas
  • Edar da Silva Añaña Universidade Federal de Pelotas - UFPel https://orcid.org/0000-0002-8298-9208
  • Marklea da Cunha Ferst Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O presente Caso de Ensino apresenta a Análise de Portfólio apoiada na Matriz BCG, e sua possível utilização na gestão de destinos turísticos. O trabalho utiliza uma abordagem aplicada, visando facilitar a compreensão da técnica e a sua difusão entre os acadêmicos de turismo e os gestores em geral. O documento é apresentado em forma de problema, no qual os estudantes vivem o dilema de priorizar a alocação de recursos promocionais entre diferentes Unidades Estratégicas de Negócios, visando resgatar os fluxos turísticos perdidos durante a Pandemia de Covid-19. Para solucionar o problema, os estudantes deverão familiarizar-se e analisar criticamente a Matriz de Crescimento e Atratividade de um destino, e a partir dela sugerir uma política de alocação de recursos que possibilite promover eficientemente aquele destino no período pós-pandemia. O trabalho está dividido em duas partes, a problematização, envolvendo o caso propriamente dito e a Matriz BCG, e as notas de ensino, com orientações para aplicação do material em sala de aula. Para melhor aprendizado recomenda-se separar as notas de ensino e retê-las, até que os estudantes assimilem adequadamente a Matriz BCG e discutam profundamente o caso e seus possíveis encaminhamentos. Para melhor solução do caso, recomenda-se trabalhar em grupos de dois a quatro elementos.

Biografia do Autor

Ana-Marta Cardoso Soares, Universidade do Estado do Amazonas
Acadêmica de Turismo (Bacharelado).
Edar da Silva Añaña, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), com estágio doutoral no Instituto de Turismo e Lazer da Universidade de Economia e administração de Viena-Áustria (Wirtschaftsuniversität Wien). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas (Brasil), Professor do Mestrado Acadêmico do FURG (Brasil) e Professor convidado da PPGTH / UNIVALI (Brasil).
Marklea da Cunha Ferst, Universidade do Estado do Amazonas
Doutora em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali (2020). Atualmente é Professora da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM. 
Publicado
2022-08-09
Seção
CASOS PARA ENSINO