HOSPITALIDADE EM MEIOS DE HOSPEDAGEM

ANÁLISE DE PESQUISAS APRESENTADAS PELOS EVENTOS DA ANPTUR E ANPAD

  • Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante
  • Lissa Valéria Fernandes Ferreira

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar publicações entre 2016 a 2022 sobre hospitalidade em meios de hospedagem, presentes nos anais de dois renomados eventos: o Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD e o Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). A pesquisa se classifica como qualitativa, bibliográfica, não probabilística e intencional, utilizando a técnica de análise de conteúdo, conforme Bardin (1977) e o recurso do software Iramuteq versão 0.7 Alpha 2. Os resultados mostraram que a hospitalidade é um assunto importante na gestão do turismo, requerendo profissionais capacitados. Os temas mais recorrentes foram atendimento, acolhimento, protocolos, segurança, memória e experiência de consumo. A perspectiva da Visão Baseada em Recursos (RBV) foi evidenciada nos estudos de Administração, considerando a hospitalidade como recurso estratégico para a vantagem competitiva. As contribuições acadêmicas destacam a falta de consenso teórico sólido sobre o tema, o que pode resultar em estudos pulverizados em diferentes áreas. Em termos práticos, é importante debater a importância da hospitalidade como estratégia empresarial e sua influência na satisfação do cliente em outros setores além do turismo. Indica-se a realização de estudos futuros com gestores de outros setores para identificar o papel da hospitalidade empresarial.
Publicado
2023-10-24
Seção
ARTIGOS