JORNADAS HEROICAS
ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS OBTIDAS NO ESPORTE COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM BASEADA NA PRÁTICA
Resumo
Objetivo do estudo: O objetivo deste artigo foi compreender como seis empresários ou executivos utilizaram intuitivamente o aprendizado baseado na prática das cinco competências que compõem a Teoria do Esportismo e como tais habilidades foram empregadas durante suas trajetórias no esporte e na administração.Metodologia/abordagem: Para fins metodológicos, este artigo apresentou uma pesquisa qualitativa a partir de uma pesquisa narrativa, visando a estabelecer uma amostra de profissionais de administração que fossem referência de êxito em suas áreas.Principais resultados: Analisando-se as perspectivas individuais e pessoais dos entrevistados, observou-se como as competências investigadas pela Teoria do Esportismo se mostraram presentes em seus perfis profissionais, de modo que cada um demonstrou ao menos uma habilidade com maior evidência de apropriação.Contribuições acadêmicas: A partir de entrevistas semiestruturadas com grandes personalidades do mundo corporativo, o estudo cruzou teórico e empírico de modo a ampliar o entendimento da aprendizagem baseada na prática e do impacto que competências apreendidas no esporte têm na vida profissional.Contribuições práticas: A pesquisa buscou demonstrar que, entre as diversas práticas que podem ser executadas visando-se ao atingimento da excelência profissional, a aplicação das cinco competências adquiridas no esporte pode contribuir para o desempenho organizacional e a gestão de negócios.
Publicado
2024-02-27
Edição
Seção
ARTIGOS
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.