PLACE BRANDING, CIDADES INTELIGENTES E MÍDIAS SOCIAIS

REVISÃO SISTEMÁTICA DE 2013 A 2022

  • Patrick Wendell Barbosa Lessa
  • Gabriela Gonçalves Silveira Fiates
  • Marco Antonio de Moraes Ocke

Resumo

Objetivo: mapear a produção científica acerca da relação de redes sociais e cidades inteligentes com o conceito de place branding. Abordagem: identifica-se a produtividade dos pesquisadores, a distribuição e frequência das palavras-chave mais. Além disto, apresenta-se uma análise sistemática sobre os principais temas abordados, verificando os principais objetivos e lacunas. Principais resultados: as principais palavras-chave utilizadas foram image, marketing, tourism e Instagram; há pouca produção que relacione os três temas; percebeu-se que os principais periódicos estão localizados na Europa; e identificou-se que Place branding turístico, Construção da imagem do lugar, Papel dos residentes do lugar, Marca verde do lugar são os principais temas dos artigos da base. Contribuições: a criação de novas oportunidades de pesquisas acerca dos temas abordados, detalhando quais são as principais lacunas que vários autores destacaram em seus trabalhos para que novos trabalhos sejam desenvolvidos.
Publicado
2024-02-27
Seção
ARTIGOS