IMPACTO DA FORÇA DE TRABALHO FEMININA NA ECONOMIA DOS PAÍSES.

Palavras-chave: Força de TrabTrabalho, Gênero, Economia.

Resumo

A desigualdade de gênero impacta no bem-estar das mulheres e de toda a sociedade, assim como também tem efeito sobre o desempenho econômico dos países. Por ser um fenômeno social complexo, é reforçada por variados eventos que ocorrem ao longo da vida das mulheres. Consistindo em um problema histórico e atual, deve ser objeto de reflexão a fim de diminuir as distâncias sociais e econômicas entre os homens e mulheres. Objetivo do Estudo: Analisar a nível internacional e sob perspectiva de gênero, o trabalho feminino e economia dos países. Metodologia: Trata-se de um estudo aplicado, descritivo e quantitativo. Foram utilizados dados secundários da base de pesquisa internacional Quality of Government Institute (QoG) e a análise ocorreu por meio de métodos estatísticos e econométricos. Principais Resultados: foi constatado que os determinantes do crescimento econômico PIB per capita PPP e crescimento do PIB per capita são influenciados pela participação das mulheres no mercado de trabalho. Contribuições Acadêmicas: Se faz necessário atentar para a minimização dos preconceitos vivenciados pelas mulheres nos espaços de trabalho. Contribuições Práticas: Os investimento em educação realizado pelas mulheres não acarreta, necessariamente, na maior facilidade de ingresso e permanência no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mr. DANIELLE FRANÇA RIBEIRO, UFC
Mestre em Administração Pública (PROFIAP/UFERSA). Graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Tem experiência em Administração, com ênfase em Administração de Empresas e Pública.

Referências

ABDELMAJIED, F. E.Y. & SAFIJLLIN, L. N. (2019). Causal relationship between human capital and economic growth in European Countries (EU-28): Panel analysis. International Journal on Emerging Technologies, 10(2), 66 -70. Disponível em: https://www.researchtrend.net/ijet/current_issue_ijet.php?taxonomy-id=67#. Acesso em: 25 mar. 2021.
AHSAN, H. & HAQUE, M. E. (2017). Threshold effects of human capital: Schooling and economic growth. Economics Letters, 156, 48-52. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0165176517301544?via%3Dihub. Acesso em: 29 mar. 2021.
AJI, R. H. S., RBAHARIN, R., SAUKANI, N. M. & YUSSOF, I. (2020). Impact of human resource investment on labor productivity in Indonesia. Iranian Journal of Management Studies, 13(1), 139-164. Disponível em: https://ijms.ut.ac.ir/article_73039.html?lang=en. Acesso em: 05 abr. 2021.
AKANBI, C. O., ATAYERO, A. A., OLUDAYO, O. A. & POPOOLA, S. I. (2019). Gender disparity in admissions into tertiary institutions: Empirical evidence from Nigerian data (2010–2015). Data in brief, 22, 920-933. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352340919300320#bib3. Acesso em: 13 abr. 2021.
ALBIOL, N. C. & LÓPEZ, E. J. (2019). Mujeres en Consejos de Administración. Economistas, 161, 22-33. Disponível em: https://privado.cemad.es/revistas/online/Revistas/Economistas_Num_161_A4_WEB.pdf/165. Acesso em: 15 abr. 2021.
ALI, M., EGBETOKUN, A. & MEMON, M. H. (2018). Human capital, social capabilities and economic growth. Economies, 6(1), 2. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7099/6/1/2. Acesso em: 22 mar. 2021.
ALTUZARRA, A. GÁLVEZ-GÁLVEZ, C. & GONZÁLEZ-FLORES, A. (2021). Is Gender Inequality a Barrier to Economic Growth? A Panel Data Analysis of Developing Countries. Sustainability, 13(1), 367. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/13/1/367. Acesso em: 04 abr. 2021.
ALVAREZ, J., ESPINOZA, R., OSTRY, J. D. & PAPAGEORGIOU, C. (2018). Economic gains from gender inclusion: New mechanisms, new evidence. International Monetary Fund. Disponível em: https://econpapers.repec.org/paper/imfimfsdn/2018_2f006.htm. Acesso em: 11 abr. 2021.
ANGRIST, N., DJANKOV, S., GOLDBEBRG, P. K. & PATRINO, H. A. (2021). Measuring human capital using global learning data. Nature, 1-6. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41586-021-03323-7. Acesso em: 26 mar. 2021.
BALTAGI, B. H. (2008). Econometric analysis of panel data. Chichester: John wiley & sons.
BARBOSA, E. T., SCHMITZ, A. P., SILVA, da M. Z. & VOGT, M. (2020). Fatores determinantes das diferenças salariais entre as ocupações da contabilidade. Cadernos EBAPE. BR, 18(2), 336-352. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/77220. Acesso em: 27 jan. 2021.
BARONE, C. & ASSIRELLI, G. (2020). Gender segregation in higher education: an empirical test of seven explanations. Higher Education, 79(1), 55-78. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-019-00396-2#citeas. Acesso em: 12 abr. 2021.
BARROS, D. da S. (2017). Escolaridade e distribuição de renda entre os empregados na economia brasileira: uma análise comparativa dos setores público e privado dos anos 2001 e 2013. Revista de Economia Contemporânea. 21(3). Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-98482017000300205&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 15 abr. 2021.
BECKER, G. S. (1993). Human capital a theoretical and empirical analysis, with special reference to education. 3.ed. University of Chicago, NBER, New York. Disponível em: https://www.nber.org/books-and-chapters/human-capital-theoretical-and-empirical-analysis-special-reference-education-third-edition. Acesso em: 15 mar. 2021.
CABEZA-GARCÍA, L., DEL BRIO, E. B. & OSCANOA-VICTORIO, M. L. (2018). Gender factors and inclusive economic growth: The silent revolution. Sustainability, 10(1), 121. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/10/1/121. Acesso em: 22 mar. 2021.
CHEN, Y., ZHANG, H. & ZHOU, L.-A. (2020). Motherhood and Gender Wage Differentials within a Chinese Firm. Economic Development and Cultural Change. Disponível em: https://doi.org/10.1086/711652. Acesso em: 14 abr. 2021.
DEVADAS, S. & KIM, Y. E. (2020). Exploring the Potential of Gender Parity to Promote Economic Growth. Disponível em: https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/34698. Acesso em: 20 mar. 2021.
GOMES, C. E., LIMA, R. L., CUNHA, da M. S. & VASCONCELOS M. R. (2019). Transições no mercado de trabalho brasileiro e os efeitos imediatos da crise econômica dos anos 2010. Economia e Sociedade, Campinas, SP, 28(2), 481–511. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8656997. Acesso em: 13 abr. 2021.
GÓMEZ, P. L. (2017). La educación como mecanismo igualador de oportunidades: reeditando viejas dudas desde Uruguay. Revista de la Escuela de Ciencias de la Educación, 1(12). Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2362-33492017000100010&lang=pt. Acesso em: 27 jan. 2021.
GREENE, W. (2000). Econometric analysis. New Jersey: Prentice Hall.
GREENE, W. (2012). Econometric Analysis. Prentice Hall, 7ª ed. Upper Saddle River.
GUIMARÃES, A. A. B., FULLY, R. M. P. & SILVEIRA, L. P. (2017). Análise do capital humano, sob a ótica da teoria do crescimento endógeno, na produtividade total dos fatores no Brasil. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, 8(1), 1902-1918. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/REGS/article/view/7621. Acesso em: 26 mar. 2021.
GUJARATI, D. & PORTER, D. C. (2008). Basic Econometrics. 5ª. ed. New York: McGraw-Hill.
HAKOOMA, M. R. & SESHAMANI, V. (2017). The impact of human capital development on economic growth in Zambia: An Econometric Analysis. International Journal of Economics, Commerce and Management, 4(40),71-87. Disponível em: http://ijecm.co.uk/wp-content/uploads/2017/04/546.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.
HASSAN, K. G. (2020). The Impact of Human Capital on Economic Growth: A case study of (Middle East and North Africa- excluding High income countries). Academic Journal of Nawroz University, 9(3), 160-169. Disponível em: https://journals.nawroz.edu.krd/index.php/ajnu/article/view/772. Acesso em: 22 mar. 2021.
HAUSMAN, J. A. (1978). Specification tests in econometrics. Econometrica: Journal of the econometric society, 1251-1271.
HÖNIG, V., KAZMENKO, E., KOPECKÁ, M., KOTÁSKOVÁ, S. K., MAITAH, M., PROCHÁZKA, P. & SMUTKA, L. (2018). The impact of education on economic growth: The case of India. Acta Universitatis Agriculturae Et Silviculturae Mendelianae Brunensis, 66(1), 253-262. Disponível em: https://econpapers.repec.org/article/mupactaun/actaun_5f2018066010253.htm. Acesso em: 07 abr. 2021.
HSIEH, C.‐T., HURT. E., JONES, C. I. & KLENOW, P. J. (2019). The allocation of talent and us economic growth. Econometrica, 87(5), 1439-1474.
KAZANDJIAN, R., KOCHHAR, K., KOLOVICH, L. & NEWIAK, M. (2019). Gender equality and economic diversification. Social Sciences, 8(4), 118. Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-0760/8/4/118. Acesso em: 29 mar. 2021.
KOCOUREK, A. & NEDOMLELOVÁ, I. (2017). Three levels of education and the economic growth. Applied economics, 50(19), 2103-2116. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00036846.2017.1388910. Acesso em: 01 abr. 2021.
KOTHARI, C. R. (2004). Research methodology: Methods and techniques. New Age International.
LUCAS, R. E. (1988). On the mechanies of economic development. Journal of Monetary Economics, Amsterdam, 22, 3-42. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0304393288901687. Acesso em: 02 abr. 2021.
MACEIRA, H. M. (2017). Economic benefits of gender equality in the EU. Intereconomics, 52(3), 178-183. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10272-017-0669-4. Acesso em: 08 abr. 2021.
MINCER, J. (1991). Education and unemployment. National Bureau of Economic Research. Disponível em: https://www.nber.org/papers/w3838. Acesso em: 23 maio 2021.
MISHRA, P. K., MISHRA, S. K. & SARANGI, M. K. (2020). Do Women’s Advancement and Gender Parity Promote Economic Growth? Evidence from 30 Asian Countries. Millennial Asia, 11(1). 5-26. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0976399619900603. Acesso em: 20 mar. 2021.
NOVIKOV, A. M. & NOVIKOV, D.A. (2013). Research methodology: From philosophy of science to research design. CRC Press.
NWAODUH, EO. (2017). Feminization of poverty in Ukraine: background, causes and effects. Український соціум, 2, 60-73. Disponível em: http://nbuv.gov.ua/UJRN/ Usoc _2017_2_7. Acesso em: 15 abr. 2021.
OECD. (2020). Education at a glance 2020: OECD indicators. Paris: OECD Publishing. Disponível em: https://www.oecd.org/education/education-at-a-glance/. Acesso em: 25 abr. 2021.
OIT. (10 de jan. 2020). A igualdade de gênero no local de trabalho permanece indefinida. ILOSTAT. Disponível em: . Acesso em: 09 abr. 2021.
OIT. (2021). ILO Monitor: COVID-19 and the world of work. Seventh edition Updated estimates and analysis. ILO. Disponível em: https://www.ilo.org/global/about-the-ilo/newsroom/news/WCMS_766949/lang--en/index.htm. Acesso em: 25 abr. 2021.
OMODERO, C. O. & NWANGWA, K.C. K. (2020). Higher Education and Economic Growth of Nigeria: Evidence from Co-Integration and Granger Causality Examination. International Journal of Higher Education, 9(3), 173-182. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1248497. Acesso em: 06 abr. 2021.
PARSON, L. (2017). Researching Gender and Higher Education. In: NIEMI, N. S; WEAVER-HIGHTOWER, M. B. The Wiley Handbook of Gender Equity in Higher Education. John Wiley & Sons, 515-530. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/book/10.1002/9781119257639. Acesso em: 12 abr. 2021.
QUADLIN, N. (2018) The mark of a woman’s record: Gender and academic performance in hiring. American Sociological Review, 83(2), 331-360. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0003122418762291. Acesso em: 12 abr. 2021.
QUEIRÓS, A., FARIA, D. & ALMEIDA, F. (2017). Strengths and limitations of qualitative and quantitative research methods. European Journal of Education Studies, 3(9). Disponível em: https://oapub.org/edu/index.php/ejes/article/view/1017. Acesso em: 04 set. 2021.
QUINTERO MONTAÑO, W. J. (2020). La formación en la teoría del capital humano: una crítica sobre el problema de agregación. Análisis económico, 35(88), 239-265. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-66552020000100239. Acesso em: 27 jan. 2021.
REYMÃO, A. E. N. & CEBOLÃO, K. A. (2017). Amartya Sen e o direito à educação para o desenvolvimento humano. Revista de Direito Sociais e Políticas Públicas, 3(2), 88-104. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadspp/article/view/2520. Acesso em: 01 fev. 2021.
RISSE, L. (2019). Economics and Gender Equality: A Lens from Within. Capitalism & Society, 14(1). Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3497760. Acesso em: 11 abr. 2021.
SANTAMARÍA, N. C. (2019). Racionalidad económica y diversidad de género. Economistas, (161), 6-9. Disponível em: https://privado.cemad.es/revistas/online/Revistas/Economistas_Num_161_A4_WEB.pdf/165. Acesso em: 20 mar. 2021.
SCHULTZ, T. W. (1973). O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2 ed.
SEN A. (2000). Desenvolvimento como liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta; São Paulo: Companhia das Letras.
SILVA, M. S., & KLASEN, S. (2021). Gender inequality as a barrier to economic growth: a review of the theoretical literature. Review of economics of the household, 1-34. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11150-020-09535-6. Acesso em: 20 abr. 2021.
TEORELL, J., DAHLBERG, S., HOLMBERG, S., ROTHSTEIN, B., PACHON, NATALIA ALVARADO. & AXELSSON, SOFIA. (2020). The Quality of Government 62 Standard Dataset, version Jan20. University of Gothenburg: The Quality of Government Institute, http://www.qog.pol.gu.se,.
TOURÉ, D. (2020). Enseignement supérieur, capital humain et croissance économique: Une approche par l’analyse causale. European Scientific Journal, ESJ, 16(16), 255-280. Disponível em: https://eujournal.org/index.php/esj/article/view/13042. Acesso em: 06 abr. 2021.
TSOU, M-W. & YANG, C-H. (2019). Does gender structure affect firm productivity? Evidence from China. China Economic Review, 55, 19-36. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1043951X19300318?casa_token=ll0zu315guYAAAAA:moGik4P8utT4OobRzh0P5xgb09_HuXBzQ8TuZf_praj1GrnwXpd9_QsPDEU82JZI2CVNcTC1q8g. Acesso em: 19 abr. 2021.
UNESCO. (2018a). Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000264691. Acesso em: 09 abr. 2021.
UNESCO. (2018b). Relatório de monitoramento global da educação 2018: relatório conciso de gênero; cumprir nossos compromissos com a igualdade de gênero – Brasília : UNESCO. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000264535?posInSet=1&queryId=d6201757-97ca-4c84-950e-bf8a227fb8a8. Acesso em: 08 abr. 2021.
UNESCO. (2020). Quarto relatório global sobre aprendizagem e educação de adultos: não deixar ninguém para trás; participação, equidade e inclusão. Brasília. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374407. Acesso em: 09 abr.2021.
WANG, Y., & LIU, S. (2016). Education, human capital and economic growth: Empirical research on 55 countries and regions (1960-2009). Theoretical Economics Letters, 6(02), 347-355. Disponível em: https://www.scirp.org/html/26-1500873_66143.htm. Acesso em: 25 mar. 2021.
WODON, Q., ONAGORUWA, A., MALÉ, C., MONTENEGRO, C., NGUYEN, H. & de la BRIÉRE. B. (2020). How Large Is the Gender Dividend? Measuring Selected Impacts and Costs of Gender Inequality. World Bank. Disponível em: https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/33396. Acesso em: 11 abr. 2021.
WOOLDRIDGE, J. M. (2002) Econometric analysis of cross section and panel data MIT press. Cambridge, MA, 108.
Publicado
2025-03-19