GREEN PORTS - CRITÉRIOS E FERRAMENTAS:
UMA PROPOSTA DE REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Resumo
O objetivo desse estudo é analisar o contexto de sustentabilidade do ponto de vista dos critérios e das ferramentas utilizadas na avaliação do desempenho dessas práticas de green ports nos terminais. Como procedimentos metodológicos, foi utilizada uma Revisão Sistemática de Literatura e uma metassíntese com a finalidade elencar os critérios e as ferramentas utilizadas para monitoramento dessas ações presentes na literatura. Os dados coletados, nas bases, foram filtrados conforme a orientação do protocolo PRISMA e a temática da pesquisa. A análise dos dados foi realizada observando a janela temporal, revistas em que foram publicados, origem das publicações, critérios e ferramentas de avaliação de desempenho dos green ports. Como principais achados, foram identificados 129 artigos para composição do Portfólio Bruto e 11 artigos selecionados para compor o Portfólio de Análise. Já os critérios encontrados pertencem aos eixos da sustentabilidade (econômico, social e ambiental) e as técnicas observadas distinguem-se em qualitativas e quantitativas (modelagem matemática). Como contribuições, cita-se a identificação dos critérios de avaliação e das principais ferramentas utilizadas no seu monitoramento. Visto que isso possibilita tanto a academia quanto o mercado na identificação dessas variáveis para avaliação dos terminais verdes e proporciona uma visão ampla das aplicações sustentáveis no ambiente portuário.
Referências
Agência Nacional de Transportes Aquaviários; Ministério da Economia - Biblioteca Digital. (2011). O Porto Verde: Modelo ambiental portuário. https://www.portosrs.com.br/site/public/uploads/site/resp-ambiental/36.pdf
Agência Nacional de Transportes Aquaviários; Ministério dos Transportes. (2024). Movimentação portuária no primeiro trimestre de 2024 atinge 302,9 milhões de toneladas. https://www.gov.br/antaq/pt-br/noticias/2024/movimentacao-portuaria-no-primeiro-trimestre-de-2024-atinge-302-9-milhoes-de-toneladas
Barreiro-Gen, M., Lozano, R., Temel, M., & Carpenter, A. (2021). Gender equality for sustainability in ports: Developing a framework. Marine Policy, 131, 104593. https://doi.org/10.1016/j.marpol.2021.104593
Castelló-Taliani, E., Giralt Escobar, S., & Silva Da Rosa, F. (2021). Environmental disclosure: Study on efficiency and alignment with environmental priorities of Spanish ports. Sustainability, 13(4), 1–17. https://doi.org/10.3390/su13041791
Chiu, R.-H., Lin, L.-H., & Ting, S.-C. (2014). Evaluation of green port factors and performance: A fuzzy AHP analysis. Mathematical Problems in Engineering, 2014, Article ID 802976. https://doi.org/10.1155/2014/802976
Costa, C. C. S., Caldas, P. T., & Aguiar, E. C. (2024). O que preciso ver para doar? Análise da influência de indicadores de desempenho no comportamento beneficente. Revista Eletrônica de Administração e Turismo (REAT), 18(1), 36.
Franklin, L. A. S. (2024). Fatores políticos e nível de transparência governamental nos municípios tocantinenses. Revista Eletrônica de Administração e Turismo (REAT), 18(1), 159.
Guo, T., Liu, P., Wang, C., Xie, J., Du, J., & Lim, M. K. (2023). Toward sustainable port-hinterland transportation: A holistic approach to design modal shift policy mixes. Transportation Research Part A: Policy and Practice, 174, 103746. https://doi.org/10.1016/j.tra.2023.103746
Hasan, K., Zhang, W., & Shi, W. (2023). A sustainable port-hinterland container transport system: The simulation-based scenarios for CO2 emission reduction. Sustainability, 15(12). https://doi.org/10.3390/su15129444
Hossain, T., Adams, M., & Walker, T. R. (2021). Role of sustainability in global seaports. Ocean & Coastal Management, 202, 105435. https://doi.org/10.1016/j.ocecoaman.2020.105435
Jesus, R. D. de. (2015). Porto e meio ambiente: Um estudo bibliográfico sobre os principais impactos ambientais produzidos pela atividade portuária (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Santa Cecília, Santos, SP).
Le, S., & Nguyen, T. (2023). The development of green ports in emerging nations: A case study of Vietnam. Sustainability, 15(18). https://doi.org/10.3390/su151813502
Lozano, R., Fobbe, L., Carpenter, A., & Sammalisto, K. (2019). Analysing sustainability changes in seaports: Experiences from the Gävle Port Authority. Sustainable Development, 27(3), 409–418. https://doi.org/10.1002/sd.1913
Nações Unidas Brasil. (2024a). Acordo de Paris sobre o clima. https://brasil.un.org/pt-br/88191-acordo-de-paris-sobre-o-clima
Nações Unidas Brasil. (2024b). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Parhamfar, M., Sadeghkhani, I., & Adeli, A. M. (2023). Towards the application of renewable energy technologies in green ports: Technical and economic perspectives. IET Renewable Power Generation, 17(12), 3120–3132. https://doi.org/10.1049/rpg2.12811
Roesch, S. M. A. (2015). Projeto de estágio e de pesquisa em administração. Editora Atlas S.A.
Silva, G. O., Sales, H. L., & Athayde, A. L. (2024). Contribuição da reorganização societária na performance do valuation: Análise da empresa Suzano S.A. Revista Eletrônica de Administração e Turismo (REAT), 18(2).
Tseng, P.-H., & Pilcher, N. (2019). Evaluating the key factors of green port policies in Taiwan through quantitative and qualitative approaches. Transport Policy, 82, 127–137. https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2018.12.014
Wang, M., Li, H., Chiu, Y.-H., Deng, K., & Deng, M. (2023). Research on the carbon emission reduction potential of the ports in the Yangtze River Delta of China. SAGE Open, 13(4). https://doi.org/10.1177/21582440231206937
Zis, T. P. V. (2019). Green ports. In H. Psaraftis (Ed.), Sustainable shipping (pp. 1–14). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-04330-8_12
Zhuang, X., Li, W., & Xu, Y. (2022). Port planning and sustainable development based on prediction modelling of port throughput: A case study of the deep-water Dongjiakou Port. Sustainability, 14(7). https://doi.org/10.3390/su14074276
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.