CONSUMO DE PRODUTOS HORTIFRUTIGRANJEIROS NO RS
ANÁLISE DOS HÁBITOS DE CONSUMO, EFEITOS DA PANDEMIA E COMPRAS ONLINE
Resumo
Objetivo: Este Relato Técnico teve por objetivo identificar o comportamento do consumidor de produtos hortifrutigranjeiros no RS, Brasil, levando em consideração as práticas adotadas no período da Pandemia de Covid-19, hábitos, preceitos de mercado e o comportamento de compras online. A pandemia de Covid-19 expôs as pessoas não somente a um vírus potencialmente letal, mas também a um conjunto de situações que impactaram o modo de vida em termos emocionais e psicológicos, como também alterações no comportamento alimentar. Metodologia: Esta pesquisa é classificada como Levantamento (Survey). Foi utilizada para descrever as características do consumo de produtos hortifrutigranjeiros e os efeitos da pandemia de Covid-19 em variáveis deste segmento de mercado. A pesquisa foi desenvolvida em 11 importantes municípios gaúchos. Principais resultados: A pesquisa realizada com consumidores dos maiores centros urbanos do Rio Grande do Sul aponta que apenas pequena parcela dos consumidores alterou seus hábitos de consumo durante a Pandemia de Covid-19, o que demonstra constância no comportamento de consumo de hortifrutigranjeiros. Contribuições acadêmicas e práticas: No consumo de hortifrutigranjeiros, os hábitos não sofreram grandes transformações na pandemia, permanecendo os meios tradicionais de abastecimento como os supermercados a principal escolha dos consumidores, apesar da expansão do comércio online em outros segmentos de produtos. Este estudo reforça que a escolha assertiva dos canais de comercialização é fundamental para os produtores rurais, pois afeta seus ganhos financeiros. É essencial conhecer as preferências dos consumidores em fatores como hábitos alimentares, cultura, localização geográfica e nível socioeconômico.
Referências
BULSARA, Hemantkumar P.; TRIVEDI, Kshitij G. An Exploratory study of factors related to Consumer Behaviour towards purchase of Fruits and Vegetables from different Retail Formats. Journal of Research in Marketing, v. 6, n. 1, p. 397-406, 2016.
CHENARIDES, Lauren; RICHARDS, Timothy J.; RICKARD, Bradley. COVID‐19 impact on fruit and vegetable markets: One year later. Canadian Journal of Agricultural Economics, v. 69, n. 2, p. 203-214, 2021.
DE ARO, Fabiana; PEREIRA, Bianca Vogel; BERNARDO, Daniela Navarro DAlmeida. Comportamento alimentar em tempos de pandemia por Covid-19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 59736-59748, 2021.
DE SOUZA, Elton Bicalho; VIEIRA, Bianka Baptista Tito. Avaliação do consumo alimentar durante o COVID-19. JIM-Jornal de Investigação Médica, v. 1, n. 2, p. 032-043, 2020.
DECONINCK, Koen; AVERY, Ellie; JACKSON, Lee Ann. Food supply chains and covid‐19: impacts and policy lessons. EuroChoices, v. 19, n. 3, p. 34-39, 2020.
DEWI, H. E. et al. The impact of product familiarity on the purchase decisions of fruits and vegetables during COVID-19 pandemic. In: IOP Conference Series: Earth and Environmental Science. IOP Publishing, 2021. p. 012060.
DHAOUI, Ons et al. Consumers’ attitude towards alternative distribution channels of fresh fruits and vegetables in Crete. British Food Journal, v. 122, n. 9, p. 2823-2840, 2020.
DUMITRAS, Diana E. et al. Food consumption patterns in Romania during the COVID-19 pandemic. Foods, v. 10, n. 11, p. 2712, 2021.
EFTIMOV, Tome et al. COVID-19 pandemic changes the food consumption patterns. Trends in Food Science & Technology, v. 104, p. 268-272, 2020.
JANSSEN, Meike et al. Changes in food consumption during the COVID-19 pandemic: analysis of consumer survey data from the first lockdown period in Denmark, Germany, and Slovenia. Frontiers in Nutrition, v. 8, n.3, p. 1-20, 2021.
KEEBLE, Matthew; ADAMS, Jean; BURGOINE, Thomas. Changes in online food access during the COVID-19 pandemic and associations with deprivation: a longitudinal analysis. The Lancet, v. 400, p. S54, 2022.
KUHAR, A. et al. What determines purchasing behaviour for organic and integrated fruits and vegetables. Bulgarian Journal of Agricultural Science, v. 16, n. 2, p. 111-122, 2010.
OLIVEIRA, Laíse Villarim et al. Modificações dos Hábitos Alimentares Relacionadas à Pandemia do Covid-19: uma Revisão de Literatura. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 2, p. 8464-8477, 2021.
PÉREZ-RODRIGO, Carmen et al. Cambios en los hábitos alimentarios durante el periodo de confinamiento por la pandemia COVID-19 en España. Revista Española de Nutrición Comunitaria, v. 26, n. 2, p. 101-111, 2020.
RICHARDS, Timothy J.; RICKARD, Bradley. COVID‐19 impact on fruit and vegetable markets. Canadian Journal of Agricultural Economics, v. 68, n. 2, p. 189-194, 2020.
SOORIYAARACHCHI, Piumika; FRANCIS, Tormalli V.; JAYAWARDENA, Ranil. Fruit and vegetable consumption during the COVID-19 lockdown in Sri Lanka: an online survey. Nutrire, v. 47, n. 2, p. 1-9, 2022.
TIAGO, Ana; VEIGA, Pedro Mota. Comércio tradicional: O novo paradigma de comportamento do consumidor resultante da COVID-19. Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting, v. 7, n. 14, p. 85-105, 2021.
VAN HOYWEGHEN, Kaat et al. Resilience of global and local value chains to the Covid‐19 pandemic: Survey evidence from vegetable value chains in Senegal. Agricultural Economics, v. 52, n. 3, p. 423-440, 2021.
VUČENOVIĆ, Sonja et al. Food products placement during COVID-19 pandemic. Food and Feed Research, v. 48, n. 2, p. 141-153, 2021.
VYAS, Shalika et al. From farm to fork: early impacts of COVID-19 on food supply chain. Frontiers in Sustainable Food Systems, v. 5, n. 11, artigo 658290, 2021.
YANG, Chung-Cheng; CHEN, Yahn-Shir; CHEN, Jianxiong. The Impact of the COVID-19 Pandemic on Food Consumption Behavior: Based on the Perspective of Accounting Data of Chinese Food Enterprises and Economic Theory. Nutrients, v. 14, n. 6, p. 1206, 2022.
ZIA, Mahd; AHMED, Sirajuddin; KUMAR, Anil. Environmental Impact of Food, Fruit and Vegetable Waste during COVID-19 Pandemic: A Review. Journal of Clinical & Diagnostic Research, v. 15, n. 6, p. 1-4, 2021.
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.