É POSSÍVEL INOVAR NA GESTÃO PÚBLICA? O CASO DA MOEDA SOCIAL DIGITAL CAPIBA

Palavras-chave: Gestão Pública; Tecnologia; Inovação Social; Sustentabilidade Social.

Resumo

Objetivo do Estudo: Esta pesquisa analisa a Moeda Capiba, uma moeda digital social implantada pela Prefeitura da Cidade do Recife, destacando seus benefícios sociais por meio da integração dos serviços e políticas públicas na capital pernambucana.

Método/abordagem: A análise qualitativa explora o contexto social que motivou a criação da moeda e a visão dos gestores públicos sobre inovação tecnológica e sustentabilidade social. Também examina as parcerias estratégicas formadas para a implementação da moeda e como estas contribuem para a criação de valor público.

 Principais resultados: A pesquisa oferece insights valiosos para a replicação de iniciativas semelhantes em outras cidades do Brasil, inspirando novas soluções criativas e eficazes para os desafios contemporâneos da administração pública.

 Contribuições acadêmicas: Como contribuição teórica, o estudo demonstra o potencial da inovação na gestão pública por meio da Moeda Capiba, à luz da teoria de inovação aberta. A pesquisa contextualiza a necessidade de soluções inovadoras na gestão pública brasileira, apresentando a Moeda Capiba como um exemplo pioneiro.

Contribuições práticas: A pesquisa identifica práticas eficazes para a implementação de moedas digitais sociais, destacando a necessidade de parcerias público-privada e o papel da tecnologia na modernização da gestão pública.

Biografia do Autor

Luana Cavalcanti de Melo Ataíde, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda da Universidade Federal de Pernambuco; Programa de Pós-graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC); Recife, Pernambuco, Brasil;

Ana Elisabeth de Brito Alves, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda da Universidade Federal de Pernambuco; Programa de Pós-graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC); Recife, Pernambuco, Brasil;

Ana Cláudia de Lima Aleixo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda da Universidade Federal de Pernambuco; Programa de Pós-graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC); Recife, Pernambuco, Brasi.

Eliana Andréa Severo, Universidade Potiguar (UNP).
Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. professora do PPGA da Universidae Potiguar (UNP). Editora da Revista RAUnP.

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Publicado
2025-09-08
Seção
ARTIGOS