QUALIDADE DO DESTINO E COMPROMETIMENTO DO TURISTA EM DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES

Palavras-chave: Gestão do Destinos Inteligentes, Inovação em Serviços, Sustentabilidade Socioambiental, Qualidade do Destino, Comprometimento do Turista

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência da Gestão do Destinos Inteligentes, Inovação em Serviços e Sustentabilidade Socioambiental na Qualidade do Destino e Comprometimento do Turista em Gestão de Destinos Inteligentes, propondo um framework. A metodologia utilizada foi uma Revisão Sistemática da Literatura e Análise de Conteúdo. Artigos foram buscados na base Scopus com termos como “Tourism” e “Smart and Destinations”, resultando em 21 trabalhos selecionados após aplicação de critérios de inclusão/exclusão. Os resultados indicam que gestão inteligente, inovação e sustentabilidade influenciam positivamente a Qualidade do Destino e o Comprometimento do Turista, com as Gerações (Baby Boomers, X, Y e Z) atuando como moderadoras. A principal contribuição acadêmica é a disponibilização de um framework proposto que supera modelos fragmentados, integrando colaboração, participação, transparência, tecnologia, comunicação e responsabilidade. Entre as contribuições práticas, voltadas às decisões gerenciais, destaca-se a identificação da necessidade de abordagens holísticas na gestão de DTI, oferecendo um modelo para gestores e sugerindo validação empírica, por meio da aplicação de um estudo quantitativo, com o uso de técnicas de Análise Multivariada de Dados como a Análise Multivariada de Dados e uso de Modelagem de Equações Estruturais, para análise das relações de influências entre os construtos.

Biografia do Autor

Ms. Nathaly Pereira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Ms. Nathaly Pereira da Silva é Bacharel em História. É aluna do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur/UFPE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Curso de Bacharelado em História (UFPE), Estudante do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT/UFPE), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFPE).

Dr. Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco

Dr. Julio Cesar Ferro Guimarães possui pós-doutorado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Possui experiência na área de Administração de Empresas, com ênfase em gestão da inovação, competitividade empresarial e gestão ambiental. Atualmente, é pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur/UFPE), Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC), Departamento de Ciências Administrativas (DCA/UFPE), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFPE).

Ms. Alvina Carla Faria do Prado, Universidade Federal de Pernambuco

Ms. Alvina Carla Faria do Prado, Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), Especialista em Gestão em Qualidade e Vigilância Sanitária dos Alimentos(UFERSA), Especialista em Auditoria, Planejamento, Gestão em Saúde(Faculdade Iguaçu), Especialista em Segurança do Trabalho (Faculdade Iguaçu) Gestão, Qualidade e Segurança Nutricional (Faccesa). Estudante do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT/UFPE), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFPE).

 

Dra. Carla Santos Borba

Dra. Carla Santos Borba é doutora em Antropologia (UFPE), Brasil. Realizou pós-doutorado pelo Programa de Cooperação Internacional CAPES/NUFFIC com pesquisa na área de criatividade e inovação. Possui experiência na área de Turismo, com ênfase em canais de distribuição e tecnologia, plataformas online, Cultura e Turismo. Com experiência de mercado, atuou em diversos órgãos públicos de turismo em Pernambuco e foi assessora da Secretaria de Estado de Turismo. Na iniciativa privada, atuou como agente de viagens por 20 anos. Atualmente, é pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur/UFPE), Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT/UFPE), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFPE).

Referências

Aguirre, A., Zayas, A., Gómez-Carmona, D., & Sánchez, J. A. L. (2022). Smart tourism destinations really make sustainable cities: Benidorm as a case study. International Journal of Tourism Cities, 9(1), 51-69. https://doi:10.1108/IJTC-01-2022-0006.
Aïdi, N., & Fabry, N. (2024). Beyond the certification of smart tourism destination: insights from the city of Medellín in Colombia. International Journal of Tourism Cities, 10(2), 577-603. https://doi10.1108/IJTC-03-2022-0056.
Babin, B. J., Darden, W. R., & Griffin, M. (1994). Work and/or fun: measuring hedonic and utilitarian shopping value. Journal of consumer research, 20(4), 644-656. https://doi.org/10.1086/209376
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo (L. A. Reto & A. Pinheiro, Trad.; 3ª ed.). Edições 70
Bagozzi, R.P., Yi and Y., 1991. Multitrait-multimethod matrices in consumer research. Journal of Consumer Research, 17(4), 426-439. https://doi.org/10.1086/208568.
Bentler, P.M., (1990). Comparative fit indexes in structural equations. Psychological Bulletin, 107(2), 238-246. https://doi.org/10.1037/0033-2909.107.2.238
Bentler, P.M., & Bonett, D.G. (1980). Significance tests and goodness of fit in the analysis of covariance structures. Psychological Bulletin, 88, 588-606. https://doi.org/10.1037/0033-2909.88.3.588
Boes, K; Buhalis D and Inversini, A. (2016). Smart tourism destinations : ecosystems for tourism destination competitiveness. International Journal of Tourism Cities, v.2, n.2, p. 108–124. https://doi.org/10.1108/ IJTC-12-2015-0032.
Bollen, K.A., (1989). A new incremental fit index for general structural equation models. Sociological Methods and Research, 17, 303-316. https://doi.org/10.1177/0049124189017003004
Ministério do Turismo (Brasil). (2022). Manual metodológico de implementação de DTI no Brasil. https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/destinos-turisticos-inteligentes-dti
Buonincontri, P., & Micera, R. (2016). The experience co-creation in smart tourism destinations: a multiple case analysis of European destinations. Information Technology & Tourism, 16(3), 285-315. https:// doi10.1007/s40558-016-0060-5.
Buhalis, D., Harwood, T., Bogicevic, V., Viglia, G., Beldona, S., & Hofacker, C. (2019). Technological disruptions in services: lessons from tourism and hospitality. Journal of service management, 30(4), 484-506. doi10.1108/JOSM-12-2018-0398
Buhalis, D. (2020). Technology in tourism-from information communication technologies to eTourism and smart tourism towards ambient intelligence tourism: a perspective article. Tourism Review, 75(1), 267-272. https://doi.org/10.1108/TR-06-2019-0258
Chen, T., & Liu, G. (2025). Global perspectives on environmental policy innovations: Driving green tourism and consumer behavior in circular economy. Journal of Environmental Management, 374, 124138. https://doi.org/10.1016/j.jenvman.2025.124138
Chourabi, H., Nam, T., Walker, S., Gil-Garcia, J.R., Mellouli, S., Nahon, K., Pardo, T.A., & Scholl, H.J. (2012). Understanding smart cities: an integrative framework. In: IEEE – 45th Hawaii International Conference on System Sciences, 2289-2297. https://doi.org/10.1109/HICSS.2012.615
Cooper, HM (1988). Organizando sínteses de conhecimento: uma taxonomia de revisões de literatura. Conhecimento em Sociedade , 1 (1), 104–126. https://doi.org/10.1007/BF03177550
Corrêa, S. C. H., & Gosling, M. D. S. (2021). Travelers’ perception of smart tourism experiences in smart tourism destinations. Tourism Planning & Development, 18(4), 415-434. https://doi.org/10.1080/21568316.2020.1798689
De Guimarães, J.C.F., Severo, E.A., Dorion, E.C.H., Coallier, F., & Olea, P.M. (2016). The use of organizational resources for product innovation and organizational performance: a survey of the Brazilian furniture industry. International Journal of Production Economics, 180, 135-147. https://doi10.1016/j.ijpe.2016.07.018
De Guimarães, J.C.F., Severo, E. A., Nóbrega, K. C., & Tondolo, V. A. G. (2019). Antecedents of student retention: the influence of innovation and quality of teaching in Brazilian universities. International Journal of Innovation and Learning, 26(3), 235-255. https://doi.org/10.1504/IJIL.2019.102096
De Guimarães, J.C.F., Severo, E.A., Felix Jr., L. A., Costa, W. P. L. B., & Salmoria, F. T. (2020). Governance and quality of life in smart cities: towards sustainable development goals. Journal of Cleaner Production. 253. 119926. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.119926
De Guimarães, J.C.F., Severo, E.A., Jabbour, C.J.C., De Sousa Jabbour, A.B.L., & Rosa, A.F. P. (2021). The journey towards sustainable product development: why are some manufacturing companies better than others at product innovation? Technovation, 103, 102239. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2021.102239
De Guimarães, J. C. F., Severo, E. A., Klein, L. L., Dorion, E. C. H., & Lazzari, F. (2023). Antecedents of sustainable consumption of remanufactured products: A circular economy experiment in the Brazilian context. Journal of Cleaner Production, 385, 135571. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2022.135571
Femenia-Serra, F., Neuhofer, B., & Ivars-Baidal, J. A. (2019). Towards a conceptualisation of smart tourists and their role within the smart destination scenario. The Service Industries Journal, 39(2), 109-133. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85051936984&doi=10.1080%2f02642069.2018.1508458&partnerID=40&md5=b0537fe0679d221563af28bdd9fa35c7
Femenia-Serra, F., & Ivars-Baidal, J. A. (2021). Do smart tourism destinations really work? The case of Benidorm. Asia Pacific journal of tourism research, 26(4), 365-384. https://doi.org/10.1080/10941665.2018.1561478
Fornell, C., & Larcker, D.F. (1981). Structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, 17(1), 39-50. https://doi.org/10.1177/002224378101800313.
Garcia, R., & Calantone, R. (2002). A critical look at technological innovation typology and innovativeness terminology: a literature review. Journal of Product Innovation Management: An international publication of the product development & management association, 19(2), 110-132. https://doi.org/10.1016/S0737-6782(01)00132-1
Goeltom, A. D. L., Hurriyati, R., Gaffar, V., & Wibowo, L. A. (2024). Antecedents of smart tourism destination perceived attractiveness and behavioral intention for digital natives. JPPI (Journal Penelitian Pendidikan Indonesia), 10(4), 491-497.
Gomezelj, D. O. (2016). A systematic review of research on innovation in hospitality and tourism. International journal of contemporary hospitality management, 28(3), 516-558. https://doi.org/10.1108/IJCHM-10-2014-0510
Gretzel, U., Sigala, M., Xiang, Z., & Koo, C. (2015). Smart tourism: foundations and developments. Electronic markets, 25, 179-188. https://doi.org/10.1007/s12525-015-0196-8.
Gusakov, A. A., Haque, A. U., & Jogia, A. V. (2020). Mechanisms to support open innovation in smart tourism destinations: Managerial perspective and implications [Mechanizmy wspierające otwarte innowacje w inteligentnych celach turystyki: Perspektywa zarządzająca i implikacje]. Polish Journal of Management Studies. https://doi.org/10.17512/pjms.2020.21.2.11
Hair Jr. J.F., Black, W.C., Bardin, B.J. and Anderson, R.E. (2014). Multivariate data analysis: Pearson new international edition. 7ed. Pearson Education Limited, New York.
Howe, N., & Strauss, W. (1991). Generations. New York, NY: William Morrow and Company.
Ivars-Baidal, J. A., Celdrán-Bernabeu, M. A., Mazón, J. N. & Perles-Ivars, Á. F. (2017). Smart destinations and the evolution of ICTs: a new scenario for destination management?. Current Issues in Tourism, 22(13), 1581-1600. https://doi.org/10.1080/13683500.2017.1388771.
Kim, G., Duffy, L. N., & Moore, D. (2023). Importance of residents’ perception of tourists in establishing a reciprocal resident-tourist relationship: An application of tourist attractiveness. Tourism Management, 94, 104632. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2022.104632.
Kline, R.B. (2011). Principles and practice of structural equation modeling. 3 ed. The Guilford Press. New York.
Lee, C. C., Shi, J., Zhang, H., & Wen, H. (2023). International tourism development in the digital economy era: the role of ICT services and digital finance. Kybernetes. https://doi.org/10.1108/K-08-2023-1574.
Podsakoff, P.M., Mackenzie, S.B., Lee, J., & Podsakoff, N.P. (2003). Common method biases in behavioral research: a critical review of the literature and recommended Remedies. Journal of Applied Psychology. 88(5), 879-903. https://doi.org/10.1037/0021-9010.88.5.879.
López-Sánchez, Y., Pulido-Fernández, J. I., & Durán-Román, J. L. (2024). A New Tool for Smart Tourism Destinations: Indicators of Sustainable Intelligence. In Sustainable Tourism: Frameworks, Practices, and Innovative Solutions (pp. 175-196). Cham: Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-031-43528-7_9.
Mandić, A., Séraphin, H., & Vuković, M. (2024). Engaging Stakeholders in Cultural Tourism Living Labs: A Pathway to Innovation, Sustainability, and Resilience. Technology in society, 102742. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2024.102742
Mardia, K.V. (1971). The effect of nonnormality on some multivariate tests and robustness to nonnormality in the linear model. Biometrika. 58 (1), 105-121. https://doi.org/10.1093/biomet/58.1.105.
McDonald, R.P., & Marsh, H.W. (1990). Choosing a multivariate model: noncentrality and goodness of fit. Psychological Bulletin, 107, 247-255. https://doi.org/10.1037/0033-2909.107.2.247.
Marôco, J. (2010). Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, softwares & aplicações. Lisboa, PSE.
Mendes Filho, L., Mayer, V. F., & Correa, C. H. W. (2022). Dimensions impacting tourists’ perception of Smart Tourism Destinations. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 16, e-2332. https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2332
Muñoz, A. D. A. & Sánchez, S. G. (2015). Destinos turísticos inteligentes. Economía industrial, 395, 61-69.
Nguyen, H. M., & Nguyen, Y. (2023). Do Perceptions of Destination Social Responsibility Contribute to Environmentally Responsible Behavior? A Case Study in Phu Quoc, Vietnam. Sustainability, 15(22), 15803. https://doi.org/10.3390/su152215803.
Rafael, C. (2019). Analysis of scientific production-smart tourism destination, technology and sustainability. In Advances in Tourism, Technology and Smart Systems: Proceedings of ICOTTS 2019 (pp. 599-613). Singapore: Springer Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-15-2024-2_52.
Ribeiro, T. D. L. S. A., Kevin, K. S., Costa, B. K., & Urdan, A. T. (2019). Conhecendo as bases da cocriação de valor. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, 13(1), 1906-1926.
Ribes, J. F. P., & Baidal, J. I. (2018). Smart sustainability: A new perspective in the sustainable tourism debate. Investigaciones Regionales-Journal of Regional Research, (42), 151-170.
Rucci, A. C., Moreno-Izquierdo, L., Perles-Ribes, J. F., & Porto, N. (2022). Smart or partly smart? Accessibility and innovation policies to assess smartness and competitiveness of destinations. Current Issues in Tourism, 25(8), 1270-1288.https://doi.org/10.1080/13683500.2021.1914005.
Serra, D., & Jakulin, T. J. (2006). Systems approach to model smart tourism ecosystems. International Journal for Quality Research, 16(1), 285-306. https://doi.org/10.24874/IJQR16.01-20.
Santos-Júnior, A., Almeida-García, F., Morgado, P., & Mendes-Filho, L. (2020). Residents’ quality of life in smart tourism destinations: A theoretical approach. Sustainability, 12(20), 8445. https://doi.org/10.3390/su12208445.
Shafiee, S., Ghatari, A. R., Hasanzadeh, A., & Jahanyan, S. (2021). Smart tourism destinations: a systematic review. Tourism Review, 76(3), 505-528. https://doi.org/10.1108/TR-06-2019-0235.
Shafiee, S., Ghatari, A. R., Hasanzadeh, A. & Jahanyan, S. (2019). Developing a model for smart tourism destinations: an interpretive structural modelling approach. Information Technology & Tourism, 24(4), 511-546. https://doi.org/10.1007/s40558-022-00236-7.
Severo, E. A., De Guimarães, J. C. F., & Dorion, E. C. H. (2017). Cleaner production and environmental management as sustainable product innovation antecedents: A survey in Brazilian industries. Journal of Cleaner Production, 142, 87-97. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.06.090
Severo, E.A., De Guimarães, J.C.F., & Dellarmelin, M.L. (2021). Impact of the COVID-19 pandemic on environmental awareness, sustainable consumption and social responsibility: Evidence from generations in Brazil and Portugal. Journal of Cleaner Production. 286, 124947. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.124947
Severo, E.A., De Guimarães, J.C.F., & Dorion, E.C.H. (2018). Cleaner production, social
responsibility and eco-innovation: generations’ perception for a sustainable future. Journal of Cleaner Production, 186, 91–103. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.03.129.
Soares, J. C., Domareski Ruiz, T. C., & Ivars Baidal, J. A. (2022). Smart destinations: a new planning and management approach?. Current Issues in Tourism, 25(17), 2717-2732. https://doi.org/10.1080/13683500.2021.1991897.
Tanaka, J.S., & Huba, G.J. (1985). A fit index for covariance structure models under arbitrary GLS estimation. British Journal of Mathematical and Statistical Psychology, 38, 197-201. https://doi.org/10.1111/j.2044-8317.1985.tb00834.
Verduzco Villaseñor, M. D. C., Cornejo Ortega, J. L., & Espinoza Sánchez, R. (2023). Governmental strategies and policies in the projection of smart tourist destination: An approach to the conceptual and theoretical qualitative analysis. Sustainability, 15(9), 7166. https://doi.org/10.3390/su15097166.
Wei, W., Önder, I., & Uysal, M. (2024). Smart tourism destination (STD): developing and validating an impact scale using residents’ overall life satisfaction. Current Issues in Tourism, 27(17), 2849-2872. https://doi.org/10.1080/13683500.2023.2296587.
Xu, J., Shi, P. H., & Chen, X. (2025). Exploring digital innovation in smart tourism destinations: insights from 31 premier tourist cities in digital China. Tourism Review, 80(3), 681-709. https://doi.org/10.1108/TR-07-2023-0468.
Zhang, J. (2025). Patterns of innovation-driven tourism competitiveness: Insights from 270 Chinese cities. Tourism Management, 107, 105063. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2024.105063
Publicado
2025-09-08
Seção
ARTIGOS