Experimento de Compartilhamento do Conhecimento no Setor de Compras em uma Instituição Pública de Ensino Superior
Um estudo aplicado a partir do modelo da espiral do conhecimento de Nonaka e Takeuchi
Resumo
RESUMO
Objetivo do estudo: Este artigo tem como objetivo propor um modelo de compartilhamento do conhecimento no setor de compras públicas de uma instituição de ensino superior, utilizando o modelo da espiral do conhecimento de Nonaka e Takeuchi.
Metodologia/abordagem: Foi realizado um experimento de gestão do conhecimento em uma divisão de compras de uma instituição pública, baseado na metodologia SECI. Além disso, foram analisados documentos institucionais e legislações vigentes para embasar a conversão do conhecimento tácito em explícito.
Principais resultados: O experimento resultou na formalização de fluxogramas de processos, elaboração de manuais e documentos padronizados, além da capacitação de servidores, contribuindo para a melhoria na execução das atividades e na sistematização do conhecimento organizacional.
Contribuições acadêmicas: O estudo amplia a aplicação da teoria da gestão do conhecimento no contexto da administração pública, demonstrando como práticas formais podem contribuir para a retenção e transferência do conhecimento em organizações governamentais.
Contribuições práticas: Os resultados evidenciam que a implementação de práticas estruturadas de compartilhamento do conhecimento pode otimizar processos, reduzir a dependência de servidores específicos e promover maior eficiência e transparência nas compras públicas.
Palavras-chave: Administração pública; gestão do conhecimento; inovação; licitações; compras públicas.
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