REESTRUTURAÇÃO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO DO SITE DO CENTRO DE ARTES DA UFPEL: SISTEMATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Resumo
Objetivo: Analisar como a reestruturação da arquitetura da informação do site do Centro de Artes da UFPel contribuiu para a sistematização e disponibilização de regulamentações federais e procedimentos administrativos aos servidores. Metodologia/abordagem: Estudo de caso, qualitativo, de caráter descritivo e exploratório. A pesquisa utilizou análise documental e três entrevistas semiestruturadas com gestores e técnicos que utilizaram o site antes e depois da reestruturação. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo, organizada em eixos como: sistematização da informação, autonomia dos servidores e eficiência comunicacional. Principais resultados: A nova versão do site possibilitou a centralização e a rotulagem clara dos procedimentos administrativos, estruturando menus adaptados a diferentes perfis de usuários. Destacam-se a criação da “Área do Servidor” e da “Central de Autoaprendizagem”, que tornaram o conhecimento administrativo mais acessível. Os entrevistados ressaltaram ganhos de autonomia, redução de demandas repetitivas e “mudança radical” na usabilidade. Dados de acesso (112,7 mil visualizações até setembro de 2025) reforçam o engajamento, acompanhado da publicação contínua de notícias e informes administrativos. Contribuições: O estudo aproxima arquitetura da informação e comunicação organizacional no contexto universitário, demonstrando como a sistematização informacional transforma conhecimento tácito em explícito e institucionalizado. A experiência do Centro de Artes oferece um modelo replicável para unidades acadêmicas e instituições públicas, apoiando a criação de canais digitais mais eficientes, alinhados aos princípios constitucionais da publicidade, transparência e eficiência.
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.