Percepção dos Gestores em Relação aos Aspectos Intangíveis e o Ciclo de Vida do Negócio em Startups Incubadas
Resumo
Objetivos do estudo: O estudo tem como objetivo analisar a percepção dos gestores em relação à influência dos aspectos intangíveis e do ciclo de vida do negócio em startups incubadas na Universidade Federal de Santa Maria.
Metodologia/abordagem: O procedimento metodológico utilizado foi estudo de caso e a pesquisa classifica-se como aplicada, descritiva e qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário aplicado a gestores de dezesseis startups incubadas na Pulsar Incubadora. A análise buscou identificar quais os principais aspectos intangíveis percebidos e a influência das etapas do ciclo de vida na gestão das startups.
Principais resultados: Os resultados indicam que os aspectos intangíveis mais relevantes para as startups são: consumidores, concorrentes, novos produtos, relacionamento, inovação, pesquisa de mercado e interatividade com o cliente. Constatou-se, ainda, que a fase do ciclo de vida exerce influência sobre a gestão estratégica, e que embora cada fase apresente intangíveis específicos, diferentes intangíveis podem influenciar todas as fases do ciclo de vida.
Contribuições acadêmicas: O estudo contribui para a literatura ao integrar aspectos intangíveis e ciclo de vida organizacional no contexto de startups incubadas, tema ainda pouco explorado nas pesquisas anteriores.
Contribuições práticas: No campo prático, a pesquisa oferece subsídios para que os gestores reconheçam a fase em que as startups se encontram e administrem estrategicamente os aspectos intangíveis mais relevantes para fortalecer a competitividade e orientar decisões estratégicas. Assim, o estudo apoia a gestão eficaz de aspectos intangíveis e o crescimento sustentável das startups.
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