ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO: A ADOÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING NAS POUSADAS DO MUNICÍPIO DE MORRETES

  • Loise Schwarzbach UFPR/UNESPAR-PARANAGUÁ
  • Sandro Deretti PUCPR/UNESPAR-PARANAGUÁ
  • Vando Ferreira UNESPAR/PARANAGUÁ

Resumo

A partir de uma abordagem descritiva e de um estudo comparativo de casos, o objetivo desse artigo é conhecer o nível de orientação para o mercado das pousadas da cidade de Morretes, através de um questionário aplicado a gestores das onze pousadas que compõem a Associação de Pousadas e Hotéis de Morretes, para verificar se os estabelecimentos têm a preocupação de conhecer as necessidades dos seus clientes e de que maneira eles trabalham para atendê-las. Além disso, os questionários levantaram também, como cada pousada classifica seu desempenho diante dos concorrentes. Os resultados indicam que as empresas pesquisadas concentram maiores esforços na implementação de respostas às mudanças que afetam a atividade turística da região, deixando em segundo plano as dimensões de geração e disseminação da inteligência de marketing. Tal situação é reflexo das próprias características estruturais destes estabelecimentos (porte, número de funcionários, número de leitos). 

Biografia do Autor

Loise Schwarzbach, UFPR/UNESPAR-PARANAGUÁ
Mestranda em Administração, Área Comportamento do Consumidor - UFPRGraduada em Administração - UNESPAR/PARANAGUÁ
Sandro Deretti, PUCPR/UNESPAR-PARANAGUÁ
Doutorando em Administração, Área Estratégia de Marketing - PUCPRProfessor no Departamento de Administração - UNESPAR/PARANAGUÁ
Vando Ferreira, UNESPAR/PARANAGUÁ
Graduado em Administração - UNESPAR/PARANAGUÁ
Publicado
2014-07-04
Seção
ARTIGOS