A PERCEPÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS EXPORTADORAS DA AMREC

  • Julio Cesar Zilli UNESC
  • Juliana Bernardino UNESC
  • Roseli Jenoveva Neto UNESC
  • Wagner Blauth UNESC

Resumo

Com a globalização e a era da tecnologia as empresas estão cada vez mais se utilizando do capital intelectual, que trata diretamente do conhecimento e habilidades exercitadas pelos seus colaboradores, para atuar nas atividades relacionadas ao mercado interno ou internacional.  Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo identificar a percepção dos gestores de comércio exterior perante a Gestão do Conhecimento (GC) nas empresas exportadoras da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Quanto aos fins à pesquisa enquadrou-se como descritiva e quanto aos meios de investigação foi classificada como bibliográfica e de campo. A amostra foi composta por 10 empresas exportadoras que mantiveram relacionamento comercial com o mercado externo no período de janeiro a dezembro de 2012. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário com abordagem quantitativa para conhecer a percepção dos gestores de comercio exterior em relação à identificação, criação, armazenagem, compartilhamento e utilização da Gestão do Conhecimento. Percebe-se uma sinergia desfavorável por parte dos gestores e da organização ao acompanhamento e implantação da prática de GC. Algumas barreiras como motivação e compartilhamento, relações interpessoais, apoio da estrutura e cultura organizacional estão presentes nas empresas. Para o desenvolvimento das atividades voltadas ao mercado internacional essas barreiras devem ser trabalhadas em conjunto, resultando no emprego benéfico das cinco dimensões da GC: identificação, criação, armazenagem, compartilhamento e utilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Zilli, UNESC
Mestrando no Programa de Pós Grauduação em Desenvolvimento Socioeconômico da UNESC.Departamento de Administração e Comércio Exterior
Juliana Bernardino, UNESC
Administradora com linha específica em Comércio Exterior
Roseli Jenoveva Neto, UNESC
Doutoranda no Programa de Pós Graudção em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Wagner Blauth, UNESC
Professor Especialista do Curso de Administração e Comércio Exterior da UNESC
Publicado
2014-07-04
Seção
ARTIGOS