ESTRATÉGIAS DE PEQUENOS JORNAIS IMPRESSOS EM TEMPOS DE INTERNET: UM ESTUDO COM LEITORES E DIÁRIOS DO RIO GRANDE DO SUL

  • Douglas Wegner Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Flávio Régio Brambilla Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Gilnei Luiz de Moura Universidade Federal de Santa Maria
  • Eliana Gaspary Universidade Federal de Santa Maria
  • Jaqueline Inês Agnes Universidade de Santa Cruz do Sul

Resumo

A facilidade de acesso à internet e o consequente crescimento do número de usuários têm provocado impactos em diversos segmentos de negócios, tanto na geração de novas oportunidades, quanto na proliferação de produtos e serviços substitutos que podem ameaçar negócios tradicionais.  O presente estudo com abordagem quantitativa e qualitativa analisa a influência da internet para os jornais impressos e as estratégias de pequenos jornais diários do interior do Rio Grande do Sul para fazer frente a esse panorama. A pesquisa quantitativa com 240 respondentes revela que o público jovem prefere a internet para se manter informado e lê pouco jornal impresso, embora a maioria tenha acesso a esse meio em casa ou no trabalho. Entre quinze categorias de temas de interesse, a única em que os jornais foram indicados como fonte preferencial de informações é temas regionais. A pesquisa qualitativa com sete gestores de jornais do interior do estado do Rio Grande do Sul mostra que estes ainda não sofrem de maneira significativa os impactos da internet e estão desenvolvendo ações que possam posicioná-los adequadamente, embora não revelem uma gestão estratégica das novas oportunidades e ameaças.    

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Biografia do Autor

Douglas Wegner, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul
Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Gilnei Luiz de Moura, Universidade Federal de Santa Maria
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP).
Eliana Gaspary, Universidade Federal de Santa Maria
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Jaqueline Inês Agnes, Universidade de Santa Cruz do Sul
Bacharela em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
Publicado
2014-11-26
Seção
ARTIGOS