EFEITO DA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS SOBRE O DESEMPENHO DAS AÇÕES DE EMPRESAS QUE MIGRARAM PARA O NÍVEL DE GOVERNANÇA CORPORATIVA NOVO MERCADO / EFFECT OF THE ACCOUNTING INFORMATION DISCLOSURE ON THE PERFORMANCE OF SHARES OF COMPANIES THAT MIGRATED TO THE CORPORATE GOVERNANCE LEVEL NEW MARKET

  • Wemerson Gomes Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Eliane Cristina da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Ilírio José Rech Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Luciano Ferreira Carvalho Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

O objetivo do estudo é investigar o efeito da divulgação dos relatórios contábeis trimestrais (ITR), de empresas que negociavam ações no mercado tradicional da BOVESPA e migraram para o Novo Mercado, antes e depois da migração. Para isso, foi desenvolvido um estudo descritivo e quantitativo com base na estratégia de pesquisa de estudo de eventos. A amostra é composta por retornos de empresas no período de 2001 a 2013. Os resultados indicam que o mercado reagiu negativamente a migração das empresas para o nível de Governança Novo Mercado. Além disso, pôde-se verificar que os retornos anormais depois da publicação das ITRs e após a migração foram menores do que aqueles antes da migração. Os resultados desta pesquisa têm implicações práticas para investidores, reguladores e acionistas que estão interessados em entender o funcionamento do mercado financeiro e para empresas que precisam adotar estratégias para a valorização de suas ações e medidas para a proteção de seus acionistas minoritários.

Biografia do Autor

Wemerson Gomes Borges, Universidade Federal de Uberlândia
Especialista;Professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia;Mestrando em Ciências Contábeis;Graduado em Ciências Contábeis.
Eliane Cristina da Silva, Universidade Federal de Uberlândia
Especialista;Mestranda em Ciências Contábeis;Graduada em Ciências Contábeis.
Ilírio José Rech, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Doutor em Ciências Contábeis;Professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.
Luciano Ferreira Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Professor de Finanças da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia;Doutorado e Economia;Mestrado em Administração (Finanças);Graduação em Adinistração .
Publicado
2016-06-30
Seção
ARTIGOS