QUALIDADE DE SERVIÇOS EM MUSEUS: A PERCEPÇÃO DOS VISITANTES DO MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA / SERVICES QUALITY IN MUSEUMS: THE PERCEPTION OF VISITORS OF SANTA CATARINA HISTORICAL MUSEUM

  • Tiago Savi Mondo Instituto Federal de Santa Catarina
  • Francine Vieira Correa da Silva Instituto Federal de Santa Catarina
  • Ana Iwaki Martins Instituto Federal de Santa Catarina

Resumo

A percepção de qualidade de consumidores pode ser considerada o início de ciclo de satisfação, formação de imagem e desenvolvimento do serviço. No turismo, tal fato se intensifica por se tratar de um serviço altamente experiencial. A partir disso, essa pesquisa objetiva verificar a qualidade percebida por visitantes no Museu Histórico de Santa Catarina, com o intuito de auxiliar a gestão do atrativo na melhoria dos serviços oferecidos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa, do tipo de campo. A amostra foi composta por 405 visitantes. O instrumento de coleta de dados foi o questionário baseado no protocolo TOURQUAL©. Os dados foram coletados entre Março e Maio de 2015 na sala de saída do museu. Os principais resultados indicam que a qualidade percebida é boa, entretanto, a gestão deve se atentar para estrutura e serviços para pessoas com deficiência, variedade de atividades no museu e oferta de tecnologia e interatividade.
Publicado
2016-06-30
Seção
ARTIGOS