ATRIBUTOS DESEJADOS EM SERVIÇOS BANCÁRIOS: PERCEPÇÕES EM UMA AMOSTRA DE PREFEITOS BRASILEIROS / EXPECTED ATTRIBUTES IN BANKING SERVICES: PERCEPTIONS IN A SAMPLE OF BRAZILIAN MAYORS

  • Flávio Augusto Martino Universidade de Brasília - UnB
  • Claudio Vaz Torres Universidade de Brasília - UnB
  • Jean Carlos de Abreu Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Resumo

Estudos do comportamento do consumidor abrangem parte dos modelos de negócios e são direcionados a diversos públicos-alvo. Pouca literatura é encontrada quando o foco são os benefícios esperados por prefeitos municipais no que tange aos serviços bancários. O objetivo deste trabalho é diagnosticar os fatores de importância pela visão dos gestores públicos dos serviços bancários. Para realizar a análise dos componentes principais da escala de 33 itens, foi realizada rotação ortogonal (varimax) em uma amostra de 203 prefeitos municipais, no período de maio a novembro de 2015, com testes de medida de KMO, esfericidade de Barlett, medidas de autovalores (eigenvalues), gráfico scree plot e critérios de Kaiser para a definição do número final de componentes e aferimento do alfa do Cronbach. Os autovalores rotacionados proporcionaram uma análise fatorial exploratória, resultando em três fatores. O instrumento de coleta de dados foi adaptado para a realidade os clientes bancários do setor público, a partir da revisão das teorias de Militello (1984), Richardson e Robinson (1986) e Turnbull e Gibs (1987;1989). Como resultado, foi verificada a geração de três construtos: Relacionamento, Especialização e Conveniência, em consonância com os autores abordados.

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Biografia do Autor

Flávio Augusto Martino, Universidade de Brasília - UnB
Mestrando em Administração pela Universidade de Brasília.Bacharel em Administração pela Universidade São Marcos.
Claudio Vaz Torres, Universidade de Brasília - UnB
Graduado e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília, Doutor em Industrial Organizational Psychology pela California School of Professional Psychology (Estados Unidos), Pós-Doutor em Marketing pela Griffith University (Austrália), Pós-Doutor em Cross-Cultural Research pela University of Sussex (Inglaterra), é Professor Adjunto do Instituto de Psicologia do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília.
Jean Carlos de Abreu, Universidade do Vale do Itajaí - Univali
Mestrando em Administração - UnivaliBacharel em Administração - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina.
Publicado
2016-06-30
Seção
ARTIGOS