INFLUÊNCIA DA CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE UNIVERSITÁRIOS DO SEXO MASCULINO / THE INFLUENCE OF SOCIO-ECONOMIC CONDITION ON EATING BEHAVIOR AMONG MALE ACADEMICS

  • Pâmela de Souza Dias Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-5849-3886
  • Jéssica Alessandra Santos Brito Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais
  • Américo Pierangeli Costa Universidade de Brasília UnB

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral analisar a influência da renda a fatores associados ao comportamento alimentar em homens universitários. Foram classificados e analisados os aspectos referentes aos constructos do instrumento de avaliação utilizado, com base na renda individual e familiar, para o caso do jovem residir com a família. Estes aspectos consistem em: saudabilidade, sabor, preço, segurança, conveniência e socialização e suas influências no comportamento alimentar. A coleta dos dados utilizados foi realizada através de questionários aplicados por meio de um software específico para web surveys. Para avaliar o consumo dos alimentos saudáveis fez-se uso do modelo desenvolvido por Missagia (2012). Após análise quantitativa dos dados, foi verificado que práticas saudáveis de alimentação sofrem influência da renda familiar dos estudantes, bem como da renda individual, e o fator preço é influenciado pela renda individual dos universitários.

Biografia do Autor

Pâmela de Souza Dias, Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais
Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, na linha de pesquisa Mercadologia, Administração Estratégica e Operações. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2013), atuou como professora de Educação Física na rede estadual de Minas Gerais no ano de 2014. Trabalhou em parceria com o departamento de Administração e Economia DAE/UFLA nos 2 últimos anos de graduação (2012-2013), possuindo trabalhos publicados na área de marketing e comportamento do consumidor. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, trabalhando com iniciação a docência por 2 anos (2012-2013).
Jéssica Alessandra Santos Brito, Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais
Mestranda em Gestão de Operações e Logística pela UFMG. Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atuou como Trainee e posteriormente como Analista de Planejamento Industrial na Bio Extratus Cosméticos Naturais. Enquanto graduanda foi Coordenadora do Transporte das edições de 2011 e 2012 do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana e estagiária da Coordenadoria de Suprimentos da UFOP. Fez intercâmbio, com duração de seis meses, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Portugal. Além disso, foi monitora, fez iniciação científica e projeto de extensão.
Américo Pierangeli Costa, Universidade de Brasília UnB
Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília - UnB. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA - Área de Concentração: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA - Área de Concentração: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Especialista em Musculação e Personal Trainer pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho. Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Faculdade Presbiteriana Gammon (2001). Atua nas áreas de Marketing e Comportamento do Consumidor, Gestão e Marketing Esportivo. Participa como pesquisador nos grupos: GESPORTE - Gestão e Marketing da Educação Física, Esporte, Saúde e Lazer (UnB) e GECOM - Grupo de Pesquisa em Marketing e Comportamento do Consumidor (UFLA).
Publicado
2016-06-30
Seção
ARTIGOS