CONCENTRAÇÃO E O PODER DE MERCADO NO SETOR DE TELEFONIA MÓVEL BRASILEIRO (2009-2014)/CONCENTRATION AND THE MARKET POWER IN THE BRAZILIAN MOBILE INDUSTRY (2009-2014)

  • Fabiane Volpato Chiapinoto Universidade Federal de Santa Maria
  • Pascoal José Marion Filho Doutor em Economia Aplicada, professor titular do departamento de Ciências Econômicas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e Economia e Desenvolvimento.
  • Daniel Arruda Coronel Doutor em Economia Aplicada, Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Reisoli Bender Filho Doutor em Economia Aplicada, Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria.

Resumo

O artigo analisa a concentração e o poder de mercado no setor de telefonia móvel brasileiro no período de 2009 a 2014, bem como descreve o arcabouço institucional anterior à privatização até a mudança estrutural do setor ocorrida em 2008. Para essa finalidade, a metodologia baseou-se na aplicação do Índice de Concentração Herfindahl-Hirshman (HH) e da Razão de Concentração CR(4). Os resultados encontrados demonstraram que o índice HH e o CR(4) se mantiveram altos no período analisado, indicando que o setor apresenta-se concentrado. As empresas Vivo, TIM, Oi e Claro possuem as maiores participações de mercado em todas as regiões, sendo a Vivo a líder de participação. 

Biografia do Autor

Pascoal José Marion Filho, Doutor em Economia Aplicada, professor titular do departamento de Ciências Econômicas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e Economia e Desenvolvimento.
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo - USP (1997). Atualmente é Professor Titular - Nível Único (Classe E) da Universidade Federal de Santa Maria.
Daniel Arruda Coronel, Doutor em Economia Aplicada, Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria.
Atualmente é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor da Editora da UFSM; editor associado da Revista Ciência Rural; acadêmico da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL); membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Secretário do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria e parecerista de periódicos internacionais e nacionais. Foi coordenador substituto do Curso de Administração da UFSM (2011-2012); diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2013-2015). É doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (CRA-RS, Registro: 047444) e em Ciências Econômicas pela UFSM (CORECON-RS, Registro: 7811). Suas pesquisas e orientações são na área de Economia Internacional, Administração Pública e Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Econômica Brasileira; Política Industrial e de Comércio Internacional; Métodos Quantitativos e Projetos de Investimento.
Reisoli Bender Filho, Doutor em Economia Aplicada, Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria.
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003), mestrado em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional e Macroeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio internacional, barreiras comerciais, mercado carne bovina, acordos comerciais, flutuações cíclicas, métodos matemáticos e econometria.
Publicado
2017-06-30
Seção
ARTIGOS