EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS DE INTERCAMBISTAS E A LEALDADE AO DESTINO: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA / EMOTIONAL EXPERIENCE OF EXCHANGE TOURITS AND LOYALTY TO DESTINY: A QUANTITATIVE ANALYSIS
Resumo
A experiência de intercâmbio cultural internacional é um assunto ainda pouco explorado, especialmente no que tange às emoções sentidas pelos intercambistas. Este artigo teve o objetivo de investigar as dimensões das experiências emocionais relacionadas à lealdade ao destino turístico, replicando as escalas de Hosany e Gilbert (2010) e Hosany et al (2014) no contexto de intercambistas brasileiros. Para tanto, foi realizado um survey utilizando a Escala de Emoções sobre o Destino, que contempla as dimensões alegria, amor e surpresa positiva e também as escalas de Apego ao Destino, como dependência do local e identidade com o local. A análise fatorial exploratória indicou que alegria, amor e identidade com o local podem ser agrupadas em um mesmo construto. A análise dos modelos, que foi realizada por meio da modelagem por equações estruturais com Partial Least Squares (PLS), indicou que dependência do local pode ser considerada uma mediadora entre as emoções e a lealdade e que as dimensões exploradas impactam positivamente a lealdade ao destino.
Publicado
2016-12-20
Seção
ARTIGOS
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.