A INFLUÊNCIA DA FELICIDADE, DA SATISFAÇÃO COM A VIDA, DA DEPRESSÃO E DO ESTRESSE SOBRE AS COMPRAS HEDÔNICAS / THE INFLUENCE OF HAPPINESS, SATISFACTION WITH LIFE, DEPRESSION AND STRESS ABOUT HEDONIC SHOPPING

  • Gustavo da Rosa Borges Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Adriana Kriek Constante Uniasselvi (Blumenau).
  • Denise Del Prá Neto Machado Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Resumo

O consumo hedonista refere-se às compras por prazer, no qual, sentimentos pessoais positivos e negativos por parte do consumidor podem determinar o seu comportamento de compra. Buscando compreender esta relação, o presente artigo discute o impacto da felicidade subjetiva, da satisfação com a vida, da depressão e do estresse sobre as compras hedônicas de produtos eletrônicos inovadores. A pesquisa descritiva e quantitativa ocorreu na cidade de Blumenau-SC, sendo que 282 alunos de 11 cursos de graduação responderam a um questionário elaborado com base nas cinco questões estudadas. Por meio de regressão e correlação, percebeu-se que apenas a felicidade impacta no hedonismo, no entanto, de modo inverso. Os resultados sugerem que as pessoas felizes tendem a sentir menor nível de prazer ao comprar. Isto pode acontecer por elas estarem acostumadas a viver situações positivas, não tendo nas compras hedônicas a mesma satisfação das demais. A principal contribuição do estudo foi identificar que hedonismo é um momentâneo e circunstancial, e por despertar um momento prazeroso, pode ser preterido por pessoas que estão passando por momentos difíceis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo da Rosa Borges, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Doutor e Mestre Administraçao;Professor Adjunto da UNIPAMPA - Campus Dom Pedrito.
Adriana Kriek Constante, Uniasselvi (Blumenau).
Mestre em Administração pela FURB.
Denise Del Prá Neto Machado, Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Pós-Doutora pela Universidade de Brasília (UNB);Doutora em Administração pela FGV-SP;Mestre em Administração UFSC;Docente do PPGAD e PPGCC da FURB.
Publicado
2016-12-20
Seção
ARTIGOS