GESTÃO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO NO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA / ORGANIZATIONAL LEARNING MANAGEMENT: A STUDY IN MILITARY FIRE DEPARTMENT OF SANTA CATARINA STATE
Resumo
A aprendizagem organizacional é relevante nas organizações que atuam em situações de emergência no atendimento à comunidade. Este artigo analisa a prática de gestão da aprendizagem organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina. Trata-se de estudo exploratório, qualitativo, transversal, na forma de estudo de caso, com entrevista em profundidade, observação direta e levantamento documental. Os resultados revelaram que na organização o processo de aprendizagem envolve programação de aprendizagem corporativa, disseminação interna de informações, reuniões de trabalho, avaliação de desempenho pós-eventos e avaliação do desempenho pessoal; que a aprendizagem organizacional acontece de maneira formal, informal, presencial, interna, externa, individual, coletiva, explicita e tácita; que fatores de influência no processo são perfil dos colaboradores, forma de atuação dos dirigentes, Sistema de Comando em Operações e política de disseminação interna de informações. O estudo contribui para ampliar o conhecimento sobre aprendizagem em organizações que atuam em operações de emergência.
Publicado
2016-12-20
Seção
ARTIGOS
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.