ARREPENDIMENTO DO CONSUMIDOR EM COMPRAS ONLINE: VALIDAÇÃO DA ESCALA PPCR NO CONTEXTO BRASILEIRO / CONSUMER REGRET IN ONLINE SHOPPING: PPCR SCALE VALIDATION
Resumo
As novas tecnologias possibilitam ao consumidor realizar compras por meio da internet. Entretanto, assim como nos meios convencionais, compras pelo meio online podem implicar em arrependimento. Este artigo apresenta os resultados de replicação da escala PPCR (Post-Purchase Consumer Regret) no contexto brasileiro, com enfoque no arrependimento de compras realizadas online. Considera-se o construto do arrependimento com dois componentes, nomeadamente, o arrependimento do consumidor pelos resultados da compra e o arrependimento do consumidor pelo processo da compra, cada qual constituído de duas dimensões: a primeira, pelas alternativas preteridas e pela mudança de significado, e a segunda, pela consideração demasiada e pela pouca consideração no processo de compra. Como resultado do estudo, apresenta-se a escala final validada em português, com devidas adequações em relação à escala original, bem como sugestões para pesquisas futuras acerca do arrependimento do consumidor.
Publicado
2016-12-20
Seção
ARTIGOS
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.