MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS AGENCY-COMMUNITY: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR/MODEL PEOPLE MANAGEMENT AGENCY–COMMUNITY: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN TWO HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS

  • Rogério Castro Destêrro e Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Vânia Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Gean Carlos Tomazzoni Universidade Federal de Santa Maria
  • Luis Felipe Dias Lopes Universidade Federal de Santa Maria
  • Andressa Schaurich dos Santos Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a percepção dos técnico-administrativos em educação acerca dos modelos de gestão de pessoas agency-community. A revisão bibliográfica, apoiou-se nas perspectivas teóricas do modelo de gestão de pessoa agency-community, propostos por Rousseau e Arthur (1999). Para tal, realizou-se um estudo de caso, de natureza descritiva, com emprego de abordagem metodológica quantitativa, em duas Instituições Federais de Ensino Superior, uma localizada no Estado do Maranhão (IES A) e outra no Estado do Rio Grande do Sul (IES B). Por se tratar de um estudo comparativo, os dados referentes a IES B foram retirados de Segala (2013). Com base na análise dos resultados, identificou-se o predomínio de uma noção community, de natureza alta, entre os técnico-administrativos da IES A. Comparando com os resultados da IES B, em relação à noção community, observa-se uma similaridade absoluta entre os resultados encontrados na IES A. A noção agency apresentou média nas duas instituições, com uma pequena variação entre médio e alto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Castro Destêrro e Silva, Universidade Federal de Santa Maria
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Ceuma (1994), especialização em Curso de Especialização em Magistério Superior pela Universidade Ceuma (1997), especialização em Curso de Epecialização em Políticas Públicas pela Faculdade Serrana de Ensino Superior (2009)e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). 
Vânia Medianeira Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria
Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2008). Atualmente é professora Associada do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria.
Gean Carlos Tomazzoni, Universidade Federal de Santa Maria
Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Acadêmico do Programa Especial de Graduação para Formação de Professores para Graduação Profissional. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria, associado a linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem experiência na área da administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Estratégica de Pessoas, Vínculos do Indivíduo com a Organização, Valores Organizacionais e Mensuração de Resultados da área de Gestão de Pessoas.
Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria
Possui graduação em Matemática pela Faculdade Imaculada Conceição (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Professor Associado do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria.
Andressa Schaurich dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria
Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2012). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Admnistração da Universidade Federal de Santa Maria (2015). Doutoranda em Administração - Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. É Professora do curso de Administração e Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria e Professora Substituta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria. 
Publicado
2017-06-30
Seção
ARTIGOS