Design Social: objetos biográficos do cotidiano, memória social

  • Célia Carneiro Oliveira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Nadja Maria Mourão Universidade do Estado de Minas Gerais
Palavras-chave: Design social. Objetos biográficos. Memória social. Comunidade.

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre a leitura e releitura de objetos biográficos, lembranças de família e as histórias e possíveis estórias que trazem valores intangíveis para objetos, valores repassados de uma geração à outra. Objetos que falam a respeito das experiências de construção afetiva do passado. Busca-se investigar e identificar alguns objetos relacionados à vida  humana em contexto urbano e  relatar a passagem desses objetos na história contemporânea. Os bens que conservamos durante décadas podem ser considerados espelhos de nossas experiências da passagem do tempo. A metodologia da pesquisa, após as revisões bibliográficas, analisa os termos utilizados na pesquisa como: design para a inovação social; cultura, identidade e memória; pertencimento e o valor sustentável do guardar e cuidar. Em um estudo de caso, no município de Matozinhos, observam-se os eventos culturais, personagens locais e o patrimônio. Após seleção do grupo de estudo, são realizadas palestras e oficinas, sobre a memória cultural e o patrimônio material e imaterial da região, para jovens e adultos. Entre os resultados, registram-se a relação da comunidade com os eventos culturais e o desenvolvimento de produtos artesanais. Verifica-se um potencial de valorização da cultura, por meio da memória cultural pela relacionada aos objetos.

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Biografia do Autor

Célia Carneiro Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais
Departamento de Planejamento e Configuração.Design de Ambientes.
Nadja Maria Mourão, Universidade do Estado de Minas Gerais
Departamento de Planejamento e Configuração.Design de Ambientes.

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Publicado
2018-11-21
Como Citar
Oliveira, C. C., & Mourão, N. M. (2018). Design Social: objetos biográficos do cotidiano, memória social. CHAPON CADERNOS DE DESIGN / CENTRO DE ARTES / UFPEL, 1(1). https://doi.org/10.15210/chapon.v1i1.12697
Seção
Linguagens do Design: comunicação, cultura e arte