Um estudo sobre a relação entre imaginário, comunicação e design

  • Mônica Lima de Faria Universidade Federal de Pelotas
  • Gabriela Rodrigues Silveira Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Imaginário. Design. Projeção-identificação. Comunicação.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo estreitar a relação entre o imaginário e o design, a fim de compreender como o imaginário pode otimizar o trabalho do designer. Além disso, será discutido o papel de profissionais da área da comunicação na formação das concepções comuns de um grupo, por meio da criação de imagens, num momento no qual – graças à integração feita por meio da Internet – o acesso a informação se tornou muito mais fácil. Essa otimização será feita se aproveitando do imaginário coletivo do público-alvo – vivências, preferências estéticas e temáticas - a fim de conquistar sua afeição por meio da identificação, partindo das concepções de alguns estudiosos da área como Flusser, Maffesoli, Durand e Morrin. 

Biografia do Autor

Mônica Lima de Faria, Universidade Federal de Pelotas
 
Gabriela Rodrigues Silveira, Universidade Federal de Pelotas
 

Referências

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Publicado
2018-11-21
Como Citar
Faria, M. L. de, & Silveira, G. R. (2018). Um estudo sobre a relação entre imaginário, comunicação e design. CHAPON CADERNOS DE DESIGN / CENTRO DE ARTES / UFPEL, 1(1). https://doi.org/10.15210/chapon.v1i1.12701
Seção
Linguagens do Design: comunicação, cultura e arte