Análise Gráfica do jornal Lampião da Esquina
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o projeto editorial e gráfico das 41 edições do jornal Lampião da Esquina, o primeiro jornal homossexual do país, surgido na década de 70, com a finalidade de apresentar a história gráfica do movimento gay brasileiro, destacando o período de resistência dos movimentos sociais à ditadura e ascensão da imprensa alternativa. O jornal circulou em todo o país de 1979 a 1981; abordou assuntos como aborto, feminismo, homossexualidade, transexualidade, dando voz a uma minoria marginalizada.Referências
REFERÊNCIAS
Livros
JUNIOR, José. Capas de jornal. A primeira imagem e o espaço gráfico visual. São Paulo: Senac, 2003.
KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e Revolucionários. 1ª edição. São Paulo: Página Aberta, 1991.
SEABRA, Roberto; SOUSA, Vivaldo. Jornalismo Político. Rio de Janeiro: Record, 2006.
SILVA, Alessandro. Luta, resistência e cidadania: uma análise psicopolítica dos movimentos e paradas do orgulho LGBT. Curitiba: Juruá, 2008.
Artigo
FERREIRA, Carlos. Imprensa Homossexual: Surge o Lampião da Esquina. Revista Alterjor, São Paulo, v.1, n. 1, p. 1-12. 2010.
FONSECA, Letícia Pedruzzi, GOMES, Daniel Dutra; CAMPOS, Adriana Pereira. Conjunto Metodológico para Pesquisa em História do Design a partir de Materiais Impressos. In: Revista Brasileira de Design da Informação, São Paulo, InfoDesign, v.13, n.2, p. 143-161, 2016.
Trabalho apresentado em Evento
DUTRA, Thiago Luiz Mendes; FONSECA, Letícia Pedruzzi; "Graphic memory of newspaper Posição". In: 6 CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO. São Paulo, 2014. Proceedings of the 6th Information Design International Conference [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.1]. São Paulo: Blucher, 2014, p. 1754-1760.
Documentos eletrônicos
GRUPO DIGNIDADE. Acervo digital do jornal Lampião da Esquina. Disponível em <http://www.grupodignidade.org.br>. Acesso em: 19 jul. 2019.
O DIA. Jornal do Commercio fecha as portas. Disponível em: <https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2016-04-28/jornal-do-commercio-fecha-as-portas.html>. Acesso em: 20 jul. 2019.
VIDAL, Graziele. Grupo Dignidade é referência em proteção dos Direitos Humanos LGBT. SESI-PR. Disponível em: <http://www.sesipr.org.br/desenvolvimento-local/grupo-dignidade-e-referencia-em-protecao-dos-direitos-humanos-lgbt-2-11033-119189.shtml>. Acesso em: 16 de junho de 2019.
Os autores são os responsáveis pela veracidade e ineditismo do trabalho. O manuscrito submetido deve ser acompanhado de uma declaração de responsabilidade, assinada por todos os autores, em que afirmam que o estudo não foi publicado anteriormente, parcial ou integralmente, em meio impresso ou eletrônico, tampouco encaminhado para publicação em outros periódicos, e que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo.