Design e artesanato: auxílio para o pré desenvolvimento de uma identidade visual

  • Luiza Pinto Azevedo Universidade Federal de Pelotas
  • Patrícia Lopes Damasceno Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Design, Artesanato, Benchmarking, Identidade Visual

Resumo

Este artigo é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso que tem como objetivo auxiliar o designer na etapa de pré desenvolvimento de uma identidade visual para um artesão, tendo por base a metodologia de Design Participativo (BATISTA, 2011). Para alcançar esse objetivo, foi explicitada a relação entre design e artesanato e esclarecido o conceito de identidade visual para um artesão, a partir de de Borges (2011), Sebrae (2014) e Batista (2011). Por fim, apresenta-se uma análise de marcas desenvolvidas para artesãos, na qual se utilizou da técnica de benchmarking (CARLINI, 2004) aliada aos princípios do design. Como resultados foi possível observar que o artesanato é parte indispensável da cultura de um povo, representa suas práticas e costumes, além de influenciar diretamente na economia de um determinado lugar. Também foi possível perceber que  identidades visuais desenvolvidas especialmente para artesãos através da metodologia de Design Participativo preza pela participação deste em todas as etapas do processo do desenvolvimento de uma marca.

Biografia do Autor

Luiza Pinto Azevedo, Universidade Federal de Pelotas
Atualmente é designer e bolsista de extensão na Designeria Empresa Júnior da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual
Patrícia Lopes Damasceno, Universidade Federal de Pelotas
É doutora em Comunicação e mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e atualmente atua como professora adjunta na Universidade Federal de Pelotas nos cursos de Design Gráfico e Design Digital. Graduou-se em Artes Visuais - Hab. Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (2008). Possui especialização em Comunicação Integrada de Marketing pela FATEC-SENAC/RS. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, publicidade e propaganda, direção de arte, planejamento gráfico e imagem.

Referências

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Publicado
2021-06-15
Como Citar
Pinto Azevedo, L., & Lopes Damasceno, P. (2021). Design e artesanato: auxílio para o pré desenvolvimento de uma identidade visual. CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL, 2(1), 106-123. https://doi.org/10.15210/chapon.v2i0.20155
Seção
Teorias do Design: história, filosofia e crítica