ARTESANIA, FELICIDADE, EMPATIA: ASSUNTOS NÃO GEOGRÁFICOS PARA O ESTAGIÁRIO DE GEOGRAFIA CONSTRUIR SUA IDENTIDADE DOCENTE / CRAFT, HAPPINESS, EMPATHY: NON-GEOGRAPHIC TOPICS FOR PRESERVICE GEOGRAPHY TEACHERS TO BUILD THEIR TEACHER IDENTITY

  • Nestor André Kaercher Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ivaine Maria Tonini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Identidade docente, Estagiários de Geografia, Militância, Pensamento alargado.

Resumo

O texto sugere discutir o que causa felicidade e sofrimento - em nós, nos alunos, na sociedade - como temas da Geografia, seja nos cursos de Graduação, seja nas aulas da Educação Básica. A partir de trechos de relatórios de Estagiários de Licenciatura propõe o estagiário como um artesão reflexivo; aquele que constrói, enquanto pratica seu ofício, sua nova identidade, a de professor. Tal processo de descoberta de si requer uma virada epistemológica, pois implica a mudança da condição de aluno de Graduação para a condição de professor. Novos papéis, novas atitudes que requerem a escuta atenta aos nossos alunos, em um conflito salutar entre tradição e rebeldia. Os autores propõem uma militância pelo recolhimento, as vezes em detrimento da militância ‘crítica’ que, aprioristicamente engajada, corre o risco de dogmatismo. Conciliar a postura de mestre que orienta, que professa com a do mestre iconoclasta. Deseja propor a formação do pensamento alargado na busca necessária, mas traiçoeira, da realidade. Valendo-se de textos literários declara a importância capital da literatura, entre tantas artes possíveis, como uma parceira para conciliar razão e emoção, produzir interrogações, ressaltar o belo e propor espantos.ABSTRACTThe text suggests a discussion about what causes happiness and suffering - in ourselves, in students, in society - as topics of Geography, whether in school or university settings. From writting of teachers in formation, we propose the teacher as a reflective craftsman; That one who builds, while practicing, his or her work, his or her new identity, that of teacher. This process of self-discovery requires an epistemological turn, because it requires changing in condition from undergraduate student to teacher. New roles, new attitudes that require attentive listening to our students, in a healthy contest between tradition and rebellion. The authors propose a militancy for the recollection, sometimes in detriment of the 'critic' militancy that, aprioristically engaged, runs the risk of dogmatism. Reconciling the position of the master who guides, who professes with that of the iconoclastic master. We propose the formation of broad mind to necessary but treacherous search for reality. Drawing on literary writings, we declare the capital importance of literature, in addition to so many other arts, as partner to reconcile reason and emotion, to produce questions, to emphasize the beautiful, and to propose astonishment.Keywords: Teacher identity; Preservice geography teachers; Militancy; Broad mind.

Biografia do Autor

Nestor André Kaercher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1988). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor associado da Faculdade de Educação (FACED/UFRGS, desde 1996) nas disciplinas do curso de Licenciatura em Geografia (Práticas de Ensino Fundamental e Médio). Desde 1986 é professor. Atuou no Ensino Fundamental e em EJA (Prefeitura de Porto Alegre) e no Ensino Médio (Fundação Liberato, Novo Hamburgo). Já atuou na rede privada Desde 2006 atua como professor permanente do Pós-Graduação em Geografia na UFRGS onde orienta mestrado e doutorado nos temas relacionados ao ensino de Geografia, Formação de Professores e Construção da Identidade Docente. É autor de várias obras ligadas ao ensino de Geografia. (Fonte: Lattes)
Ivaine Maria Tonini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
possui graduações em Licenciatura Plena e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), pós-doutorado em Geografia pela Universidade de Barcelona (2007), estágio sênior pela Universidad Nacional a Distancia/Madrid (2011); Universidade de Lisboa (2012); Universitat de Valencia (2013) e Universidade de Sevilla (2015). Atualmente é professora associada III da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, currículo, mídia.Informações coletadas do Lattes em 09/01/2017
Publicado
2017-11-02
Como Citar
Kaercher, N. A., & Tonini, I. M. (2017). ARTESANIA, FELICIDADE, EMPATIA: ASSUNTOS NÃO GEOGRÁFICOS PARA O ESTAGIÁRIO DE GEOGRAFIA CONSTRUIR SUA IDENTIDADE DOCENTE / CRAFT, HAPPINESS, EMPATHY: NON-GEOGRAPHIC TOPICS FOR PRESERVICE GEOGRAPHY TEACHERS TO BUILD THEIR TEACHER IDENTITY. Geographia Meridionalis, 3(2), 251-273. https://doi.org/10.15210/gm.v3i2.11864