CRIANÇA GUARDA AS COISAS NA MEMÓRIA E REPRESENTA SUAS VIVÊNCIAS EM MAPAS: ENTRE ÁRVORES, RIACHOS, ANIMAIS, TESOUROS E O METEORO / CHILDREN SAVE THINGS TO MEMORY AND REPRESENT THEIR EXPERIENCES IN MAPS: AMONG TREES, STREAMS, ANIMALS, TREASURES AND THE METEOR

  • Denise Wildner Theves Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter)
Palavras-chave: Crianças, Espaço vivido, Cartografia.

Resumo

O texto aborda momentos de leitura e representação espacial em diferentes contextos socioculturais. As reflexões apresentadas são decorrentes de uma proposta na qual as crianças são as produtoras dos seus mapas a partir de suas territorialidades, em situações vivenciadas com a utilização da Cartografia. A atividade foi aplicada em duas classes de alfabetização, cujas escolas estão localizadas em municípios e contextos culturais diferentes. Uma das propostas foi desenvolvida em uma classe de alfabetização dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola indígena de uma comunidade Mbyá Guarani, localizada no município de Viamão, RS. O trabalho foi desenvolvido a partir do espaço percorrido e explorado pelas crianças dessa comunidade indígena. A outra atividade aconteceu em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola comunitária, localizada em Lajeado, RS, a partir de deslocamentos no pátio da escola. Assim, o objetivo dessas atividades foi de buscar compreender a forma pela qual essas crianças representam sua espacialidade em mapas vivenciais e também oportunizar atividades de leitura e representação do espaço através de mapas. Durante a interação com as crianças, foram propostos questionamentos sobre as suas leituras e observados seus trabalhos de representação espacial, buscando compreender os sentidos atribuídos a esses movimentos e os registros feitos por essas crianças. E com elas refletir sobre possibilidades de trabalho com a Cartografia com as crianças. Os movimentos de produção dos mapas vivenciais e a leitura dos mesmos pelas crianças revela que o uso de mapas em um ambiente alfabetizador pode provocar situações que oportunizam pensar e construir relações sobe a espacialidade e sua representação. A Geografia pode contribuir com a alfabetização, afinal, com ela, podemos estabelecer a interlocução com o mundo, fazendo a sua leitura.ABSTRACTThe text approaches reading moments and spatial representation in different sociocultural contexts. The reflections presented are the result of a proposal in which children are the producers of their own maps, based on their territorialities, in experienced situations, using cartography. The activity was applied in two literacy classes, in two different schools from two different cities and sociocultural contexts. One proposal was applied in a literacy class of the initial years of Elementary school, in an indigenous community called Mbyá- Guarani, located in Viamão, RS. Thus, the purpose of these activities was to seek to understand the way in which these children represent their spatiality in living maps and also to opportunize activities of reading and representation of space through maps. The work was developed from the spacewhich this community’s children explored and roamed. The other activity took place in a community school, located in Lajeado, RS, with a first year class of Elementary school, from movements in the school yard. During the interaction with children, many questions were asked about the readings, and the children’s spatial representation activities were observed, in an attempt to understand the meanings attributed to these movements and the records made by these children. And to reflect with them on possibilities of work with cartography. The movements of production of the living maps and the reading of the same by the children reveals that the use of maps in a literacy environment can provoke situations that allow thinking and building relationships on spatiality and its representation. Geography can contribute to literacy, after all, with it, we can establish the interlocution with the world, making it read.Keywords: Children; Lived space; Cartography.  

Biografia do Autor

Denise Wildner Theves, Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter)
Graduada em Estudos Sociais - Licenciatura Curta (1988) e Geografia Licenciatura Plena (1990) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), na Linha de Pesquisa: Ambiente, Ensino e Território, em 2009. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS, Linha de Pesquisa: Ensino. Atualmente é professora de História e Geografia no Ensino Fundamental do Colégio Evangélico Alberto Torrres e ex-professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guido Arnoldo Lermen, ambos em Lajeado. Também é professora de Ciências Sociais na Educação Infantil, História e Geografia nos Anos Iniciais - Conteúdo e Didática, Identidades e Diversidade Étnico-Raciais e Pesquisa em Educação no Curso Pedagogia do Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER), em Porto Alegre. Nesta instituição também atua como professora nos Cursos de Pós-graduação Latu Sensu - Ciclo de Alfabetização e Supervisão e Orientação Educacional. Tem experiência na docência dos Anos Iniciais, Ensino Fundamental e na formação de professores. No Centro Universitário UNIVATES, em Lajeado, atuou como professora visitante no Curso de Pedagogia - PARFOR. (Texto extraido do lattes em 02/08/2017)
Publicado
2017-11-02
Como Citar
Theves, D. W. (2017). CRIANÇA GUARDA AS COISAS NA MEMÓRIA E REPRESENTA SUAS VIVÊNCIAS EM MAPAS: ENTRE ÁRVORES, RIACHOS, ANIMAIS, TESOUROS E O METEORO / CHILDREN SAVE THINGS TO MEMORY AND REPRESENT THEIR EXPERIENCES IN MAPS: AMONG TREES, STREAMS, ANIMALS, TREASURES AND THE METEOR. Geographia Meridionalis, 3(2), 159-179. https://doi.org/10.15210/gm.v3i2.11865