INSERÇÃO DA PESQUISA NA PRÁTICA DE ENSINO DA GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS / INSERTION OF RESEARCH IN THE PRACTICE OF GEOGRAPHY TEACHING: EXPERIENCES WITH THE READING OF CULTURAL MANIFESTATIONS

  • Sônia de Souza Mendonça Menezes Universidade Federal do Sergipe
Palavras-chave: Ensino, Pesquisa, Geografia

Resumo

O enfoque cultural que busca explorar a dimensão espacial da cultura na ciência geográfica e, consequentemente, no ensino de Geografia, tem se revelado como uma possibilidade pertinente e reveladora de novas compreensões acerca da análise do espaço geográfico, sobretudo, quando aliada aos projetos de pesquisa. Constatamos, nas escolas da educação básica, a ausência de metodologias que aliem o ensino à pesquisa e, além disso, o predomínio do ensino pautado na repetição de conteúdos. Isso, além de tornar o ensino pouco atraente para o aluno, compromete o desenvolvimento do seu senso crítico. Diante desse retrato, faz-se necessário integrar os conteúdos das disciplinas em situações práticas que coloquem problemas e possibilitem aos alunos experimentar situações, com a ajuda da teoria. Isso significa inserir a prática, ao longo dos anos no ensino básico, como referente direto para capacitar o aluno a contrastar seus estudos e formar seus próprios conhecimentos e convicções. O objetivo deste artigo é apresentar práticas pedagógicas desenvolvidas aliando pesquisa ensino para facilitar a leitura e a compreensão de conteúdos geográficos na educação básica.ABSTRACTThe cultural approach that seeks to explore the spatial dimension of culture in geographic science and, consequently, in the teaching of geography, has been revealed as a relevant and revealing possibility of new understandings about the analysis of geographic space, especially, when allied to research projects. We verified, in the schools of basic education, the absence of methodologies that link teaching to research and, in addition, the predominance of teaching based on the repetition of contents. This, in addition to making teaching unattractive to the student, compromises the development of his critical sense. Faced with this portrait, it is necessary to integrate the contents of the disciplines into practical situations that pose problems and enable students to experience situations with the help of theory. This means inserting the practice, over the years in basic education, as a direct reference to enable the student to contrast his studies and to form his own knowledge and convictions. The purpose of this article is to present pedagogical practices developed combining teaching research to facilitate the reading and understanding of geographic contents in basic education.Keywords: Cultural Geography; Pedagogical practices; Geography Teaching.

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Biografia do Autor

Sônia de Souza Mendonça Menezes, Universidade Federal do Sergipe
Professora Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe, Coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Geografia PPGEO/UFS. Doutorado em Geografia -PPGEO/UFS. Líder do GRUPAM- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre alimentos e manifestações tradicionais. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nas seguintes sub-áreas: Ensino de Geografia, Geografia Cultural, Agrária e Regional. Atualmente orienta alunos na Pós-graduação e coordena projetos de pesquisa relacionados aos Alimentos Identitários saberes, fazeres e reprodução social; Sistemas agroalimentares localizados; Metodologia de Projetos para Educação básica e Projeto Institucional de Iniciação a Docência UFS/CAPES;Projeto de Iniciação Cientifica PIBIC/UFS/CNPq e PIBIC-Júnior envolvendo alunos da educação básica. (Extraido do Lattes em 02/08/2017)
Publicado
2017-11-02
Como Citar
Menezes, S. de S. M. (2017). INSERÇÃO DA PESQUISA NA PRÁTICA DE ENSINO DA GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS / INSERTION OF RESEARCH IN THE PRACTICE OF GEOGRAPHY TEACHING: EXPERIENCES WITH THE READING OF CULTURAL MANIFESTATIONS. Geographia Meridionalis, 3(2), 232-250. https://doi.org/10.15210/gm.v3i2.11867