CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS SOBRE OS CERRADOS: PERSPECTICAS E REFLEXOES NO ENSINO DE GEOGRAFIA / THEORETICAL AND CONCEPTUAL CONCERNS ABOUT THE CERRADOS: PERSPECTIVES AND REFLEXIONS BY GEOGRAPHY TEACHING

  • Magno Emerson Barbosa Universidade Federal de Goiás - Doutorando
  • Daniel Mallmann Vallerius Universidade Federal do Pará - Campus Altamira
Palavras-chave: Cerrados, Conceitos, Transformações socioambientais, Educação Geográfica.

Resumo

Os processos ocorridos nos Cerrados, principalmente com o desenvolvimento de técnicas e tecnologias para a produção agrícola na década de 1970, desencadearam enormes transformações em suas paisagens, nas relações socioeconômicas, políticas e culturais, agregando complexidades na configuração de seu ambiente. São a partir destas transformações que o presente artigo dedica suas reflexões, na perspectiva de discutir estruturas teórico-conceituais que dialogam com maior amplitude sobre as dinâmicas espaciais desencadeadas nos Cerrados, em relação às formas e composições mais efetivas para o processo de ensino e aprendizagem de Geografia. No mesmo sentido, tem o intuito de contribuir com uma abordagem mais totalizante dos Cerrados sob o prisma conceitual e de suas implicações na Educação Geográfica, bem como, inicia uma reflexão acerca da abordagem deste assunto dentro desta.ABSTRACTThe process that taking place in the Cerrados, specially by the development of techniques and Technologies to the agricultural production on 1970s, triggered a huge transformations in their landscapes, on socioeconomic and cultural relations, adding an intense complexity in his environment. This article dedicate reflexions from this transformations, by the perspective to discuss Theoretical and conceptual structures that speaks with a higher range about the spatial dynamics launched in the Cerrados, in relation with the more effective ways and possibilities to bring this to the geography teaching process. In the same way, has the inttention to contribute in a more totalizing Cerrado’s approach by a conceptual view and their implications on the Geography teaching, as well as starts some reflexions about the approach of this theme by this last one.Keywords: Cerrados; concepts; socioenvironmental transformations; Geography education

Biografia do Autor

Magno Emerson Barbosa, Universidade Federal de Goiás - Doutorando
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2012), com mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia Escolar, Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, Ciberespaço, Climatologia, Ambiente, Cerrados e Educação Ambiental. (Texto extraido do lattes em 20/08/2016)
Publicado
2017-11-02
Como Citar
Barbosa, M. E., & Vallerius, D. M. (2017). CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS SOBRE OS CERRADOS: PERSPECTICAS E REFLEXOES NO ENSINO DE GEOGRAFIA / THEORETICAL AND CONCEPTUAL CONCERNS ABOUT THE CERRADOS: PERSPECTIVES AND REFLEXIONS BY GEOGRAPHY TEACHING. Geographia Meridionalis, 3(2), 180-194. https://doi.org/10.15210/gm.v3i2.11871