O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO NA ÁREA URBANA DE FAXINAL DO SOTURNO, RS

  • Amanda Rech Brands Universidade Federal de Santa Maria
  • Pedro Leonardo Cezar Spode Universidade Federal de Santa Maria
  • Maurício Rizzatti Universidade Federal de Santa Maria
  • Natália Lampert Batista Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Processos Socioespaciais, Planejamento Territorial, Quarta Colônia

Resumo

A verticalização urbana é um processo que atinge todas as escalas de cidade, das Metrópoles aos pequenos núcleos urbanos. Este é o caso da pequena cidade de Faxinal do Soturno, na porção central do estado do Rio Grande do Sul, na região denominada como Quarta Colônia. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho esteve ligado à espacialização e análise dos edifícios verticais localizados na área urbana de Faxinal do Soturno, a partir de levantamento de dados realizado em campo no ano de 2022, por meio do aplicativo QField, a partir do projeto elaborado no software QGIS, para a coleta de equipamentos verticalizados e seu número de pavimentos. Os dados permitiram identificar a reprodução de edifícios verticais na área urbana de Faxinal do Soturno, especialmente na porção central, mas com tendência de expansão para outras áreas mais distantes. São mais numerosos os edifícios com três e quatro pavimentos e mistos em termos de função, geralmente comércios no primeiro pavimento. Conclui-se que a verticalização é um processo que vem ocorrendo em todas as cidades da região da Quarta Colônia, em diferentes níveis de intensidade, alterando a dinâmica econômica destes municípios majoritariamente rurais e, consequentemente, transformando a paisagem urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Rech Brands, Universidade Federal de Santa Maria
Graduanda em Geografia bacharelado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Camobi. Bolsista no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Geografia e Humanidades (LEPGHU) do Departamento de Geociências da UFSM, desenvolvendo pesquisas nas áreas de Geografia Urbana e Geografia Literária.
Pedro Leonardo Cezar Spode, Universidade Federal de Santa Maria
Graduação em Geografia (Licenciatura Plena e Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestrado em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO - UFSM). Atualmente é Doutorando em Geografia (PPGGEO - UFSM), desenvolvendo pesquisa que trata sobre o tema da Pobreza Urbana a partir da utilização do conceito de Privação Social, com aplicação empírica na área urbana de Santa Maria, Rio Grande do Sul (RS). Possui atuação no campo da Geografia Humana, com interesse em pesquisas na área de Geografia Urbana, Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional, com ênfase nos seguintes temas: Pobreza Urbana, Desigualdades Socioespaciais e territoriais, em suas diferentes dimensões e escalas, além de estudos sobre a verticalização urbana e outros processos socioespaciais que ocorrem e alteram a dinâmica territorial de pequenas e médias cidades. Membro dos grupos de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde (NePeGS) e Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia Humana (LEPGHU), ambos vinculados ao Departamento de Geociências da UFSM.
Maurício Rizzatti , Universidade Federal de Santa Maria
Técnico em Geoprocessamento - Eixo Tecnológico Infraestrutura - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Geografia Licenciatura Plena e Geografia Bacharelado pela UFSM. Especialista em Cartografia e Sensoriamento Remoto pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação, Metodologias Ensino de Geografia e Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) pela UFSM. Doutor em Geografia - Passagem Direta para o Doutorado - pelo PPGGeo da UFSM. Pós-Doutorado em Geografia no PPGGeo/UFSM com temática de pesquisa voltada ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) em Pequenas Cidades com Softwares Livres. Professor Substituto no Colégio Politécnico da UFSM, nos cursos de Tecnologia em Geoprocessamento e Técnico em Geoprocessamento. Docente de Geografia do Ensino Fundamental, Anos Finais, da Rede Municipal de Agudo - Rio Grande do Sul. Atua como Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO) no Instituto Federal Catarinense (IFC), polo Brusque - SC. Tutor do Curso de Geografia Licenciatura (EaD/UAB) da UFSM. Geógrafo Autônomo, registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul, sob o n RS252565. Pesquisa e atua na área de Cartografia, Cartografia Escolar, Ensino de Geografia, Geoprocessamento, Geotecnologias e (Geo)Tecnologias; Teoria das Inteligências Múltiplas, Geografia Física, Análise Ambiental, Geografia Urbana e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria
Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Especialização em Cartografia e Sensoriamento Remoto e em Geografia Populacional, Urbana e Econômica pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Geociências e no PPPGeo e Coordenadora dos Cursos Presenciais de Geografia Licenciatura e Geografia Bacharelado da UFSM. É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU - UFSM). Atua como docente credenciada/colaboradora no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional, vinculada ao polo do Instituto Federal Catarinense (IFC), Brusque/SC. Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia e Cartografia Escolar; Formação de Professores; Cartografia Temática; e Geografia Urbana. Foi docente de Geografia no Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS.
Publicado
2025-02-08
Como Citar
Brands, A. R., Spode, P. L. C., Rizzatti , M., & Batista, N. L. (2025). O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO NA ÁREA URBANA DE FAXINAL DO SOTURNO, RS . Geographia Meridionalis, 8, e0250001. https://doi.org/10.15210/gm.v8i.26930