Política viral e imunidade de rebanho: análise da relação entre a adesão ao bolsonarismo e a mortalidade por COVID-19 no Brasil
Resumo
Examinamos o efeito do processo político na pandemia de Covid-19, com foco no impacto da “imunidade de rebanho”, estratégia adotada pelo governo Bolsonaro (2019-2022), no Brasil. Utilizamos modelos de regressão múltipla com dados transversais para testar a explicação da mortalidade por Covid-19 e síndromes respiratórias indeterminadas (SRAG) nos estados brasileiros, em 2020 e 2021, em função da votação em Bolsonaro no 1º turno de 2018. Com isso, buscamos verificar se o efeito da "imunidade de rebanho" seria mediado pela adesão de massa ao autoritarismo bolsonarista. O modelo empírico corrobora a hipótese, evidenciando os efeitos massivos do processo político brasileiro na mortalidade por Covid-19 e SRAG.
Prezado autor: Utilize o modelo abaixo (link), preenchendo e enviando o arquivo digital em PDF como documento suplementar ao realizar a submissão de seu manuscrito.
