Pesquisa-ação e Ensino de Geografia: um olhar investigativo sobre a produção científica de 2019 a 2023
Resumo
O objetivo do presente artigo é mostrar a partir de uma revisão de literatura os métodos em torno da pesquisa ação no ensino de Geografia. Utilizamos como referência a bibliografia produzida em artigos, dissertações e teses no período de 2019 a 2023, na área da educação com ênfase no ensino de geografia, produzida a partir dos dados disponíveis nos periódicos Capes. Foram revisados 16 artigos, 13 dissertações e 4 teses, que se focou em analisar: a metodologia dos estudos em pesquisa ação, o olhar dos autores em relação à pesquisa ação, principais barreiras apontadas pelas pesquisas no ensino de Geografia e os desafios da pesquisa ação. Dos resultados há uma predominância em metodologia qualitativas, há um equilíbrio entre pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem. Existe uma diminuição drástica na produção acadêmica a partir do ano de 2021, predominantemente os autores descrevem que pesquisa ação é uma pesquisa cooperativa e participativa, de investigação social que envolve flexibilidade por parte do pesquisador. Este estudo contribui para compreensão e barreiras enfrentadas no ensino de geografia e destaca a necessidade de mais pesquisas nesta área.
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