Pesquisa-ação e Ensino de Geografia: um olhar investigativo sobre a produção científica de 2019 a 2023

  • Keila Aparecida de Almeida Instituto Federal Catarinense
  • Alanderson de Avila Chechi Instituto Federal Catarinense
  • Carlos Alberto Rizzi Instituto Federal Catarinense
Palavras-chave: Pesquisa-ação, Produção Científica, Ensino de Geografia, Educação

Resumo

O objetivo do presente artigo é mostrar a partir de uma revisão de literatura os métodos em torno da pesquisa ação no ensino de Geografia. Utilizamos como referência a bibliografia produzida em artigos, dissertações e teses no período de 2019 a 2023, na área da educação com ênfase no ensino de geografia, produzida a partir dos dados disponíveis nos periódicos Capes. Foram revisados 16 artigos, 13 dissertações e 4 teses, que se focou em analisar: a metodologia dos estudos em pesquisa ação, o olhar dos autores em relação à pesquisa ação, principais barreiras apontadas pelas pesquisas no ensino de Geografia e os desafios da pesquisa ação. Dos resultados há uma predominância em metodologia qualitativas, há um equilíbrio entre pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem. Existe uma diminuição drástica na produção acadêmica a partir do ano de 2021, predominantemente os autores descrevem que pesquisa ação é uma pesquisa cooperativa e participativa, de investigação social que envolve flexibilidade por parte do pesquisador. Este estudo contribui para compreensão e barreiras enfrentadas no ensino de geografia e destaca a necessidade de mais pesquisas nesta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Aparecida de Almeida, Instituto Federal Catarinense

Mestranda do Mestrado Profissional em Geografia pelo Instituto Federal Catarinense campus de Brusque (2024-) e Mestranda pela Universidade Autónoma de Asunción - Paraguay ( 2023 - ) , Graduada em Licenciatura Plena em Geografia - UNICENTRO (2013) , Graduanda do curso de Pedagogia - UNIFAVENI (2023 - ) , especialização em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - UNINA -PR (2020) , professora na Rede de Ensino Estadual de Santa Catarina e da rede privada de ensino.

Alanderson de Avila Chechi, Instituto Federal Catarinense

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGEO) do Instituto Federal Catarinense Campus de Brusque-SC. Professor de Geografia e História da rede estadual de educação de Santa Catarina. Leciona na EEB Dr. Fernando Ferreira de Mello no município de Rio do Campo - SC.

Carlos Alberto Rizzi, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2012), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2008), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2017). Realizou estágio de doutoramento (2016) no Departamento de Geografia da Universidade de Compostela, Galícia, Espanha. Atualmente é professor efetivo de do Instituto Federal Catarinense onde desenvolve projetos de pesquisa atuando principalmente nos seguintes temas: análise espacial, ecologia da paisagem, análise territorial.

Publicado
2025-11-28
Como Citar
de Almeida, K. A., de Avila Chechi, A., & Rizzi, C. A. (2025). Pesquisa-ação e Ensino de Geografia: um olhar investigativo sobre a produção científica de 2019 a 2023. Geographia Meridionalis, 8, e0250011. https://doi.org/10.15210/gm.v8i.27018