Pesquisa-ação e Ensino de Geografia: um olhar investigativo sobre a produção científica de 2019 a 2023

  • Keila Aparecida de Almeida Instituto Federal Catarinense
  • Alanderson de Avila Chechi Instituto Federal Catarinense
  • Carlos Alberto Rizzi Instituto Federal Catarinense
Palavras-chave: Pesquisa-ação, Produção Científica, Ensino de Geografia, Educação

Resumo

O objetivo do presente artigo é mostrar a partir de uma revisão de literatura os métodos em torno da pesquisa ação no ensino de Geografia. Utilizamos como referência a bibliografia produzida em artigos, dissertações e teses no período de 2019 a 2023, na área da educação com ênfase no ensino de geografia, produzida a partir dos dados disponíveis nos periódicos Capes. Foram revisados 16 artigos, 13 dissertações e 4 teses, que se focou em analisar: a metodologia dos estudos em pesquisa ação, o olhar dos autores em relação à pesquisa ação, principais barreiras apontadas pelas pesquisas no ensino de Geografia e os desafios da pesquisa ação. Dos resultados há uma predominância em metodologia qualitativas, há um equilíbrio entre pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem. Existe uma diminuição drástica na produção acadêmica a partir do ano de 2021, predominantemente os autores descrevem que pesquisa ação é uma pesquisa cooperativa e participativa, de investigação social que envolve flexibilidade por parte do pesquisador. Este estudo contribui para compreensão e barreiras enfrentadas no ensino de geografia e destaca a necessidade de mais pesquisas nesta área.

Biografia do Autor

Keila Aparecida de Almeida, Instituto Federal Catarinense

Mestranda do Mestrado Profissional em Geografia pelo Instituto Federal Catarinense campus de Brusque (2024-) e Mestranda pela Universidade Autónoma de Asunción - Paraguay ( 2023 - ) , Graduada em Licenciatura Plena em Geografia - UNICENTRO (2013) , Graduanda do curso de Pedagogia - UNIFAVENI (2023 - ) , especialização em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - UNINA -PR (2020) , professora na Rede de Ensino Estadual de Santa Catarina e da rede privada de ensino.

Alanderson de Avila Chechi, Instituto Federal Catarinense

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGEO) do Instituto Federal Catarinense Campus de Brusque-SC. Professor de Geografia e História da rede estadual de educação de Santa Catarina. Leciona na EEB Dr. Fernando Ferreira de Mello no município de Rio do Campo - SC.

Carlos Alberto Rizzi, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2012), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2008), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2017). Realizou estágio de doutoramento (2016) no Departamento de Geografia da Universidade de Compostela, Galícia, Espanha. Atualmente é professor efetivo de do Instituto Federal Catarinense onde desenvolve projetos de pesquisa atuando principalmente nos seguintes temas: análise espacial, ecologia da paisagem, análise territorial.

Publicado
2025-11-28
Como Citar
de Almeida, K. A., de Avila Chechi, A., & Rizzi, C. A. (2025). Pesquisa-ação e Ensino de Geografia: um olhar investigativo sobre a produção científica de 2019 a 2023. Geographia Meridionalis, 8, e0250011. https://doi.org/10.15210/gm.v8i.27018