O Novo Ensino Médio no Ensino de Geografia em escolas do campo: os reveses na EEM Francisco Araújo Barros (Itarema/CE)
Resumo
A Educação do Campo vinculada ao MST possui como um dos pilares pedagógicos, a valorização da formação humana. Assim, é preciso refletir acerca dos componentes teóricos e ideológicos que compõem a Educação do Campo e as incongruências com o Novo Ensino Médio (NEM). O objetivo do artigo é compreender o processo de inserção do Novo Ensino Médio no Ensino de Geografia das escolas do campo, tendo como base a experiência da Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros, que está localizada no Assentamento Lagoa do Mineiro, Itarema, estado do Ceará. Foram realizados procedimentos metodológicos, como levantamento bibliográfico, documental, trabalho de campo no território e entrevistas com educadores (as) e educandos (as). Constatamos que mesmo das limitações geradas pelo NEM, a Geografia ainda possui importância na Educação do Campo e na recriação do campesinato ao desenvolver debates e raciocínios teóricos essenciais à formação humana. Nesse sentido, reforçamos as problemáticas em torno das reformas educacionais, sobretudo com a limitação curricular para a Geografia.
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