O Novo Ensino Médio no Ensino de Geografia em escolas do campo: os reveses na EEM Francisco Araújo Barros (Itarema/CE)

  • Brendon Bessa Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Paola Santos da Paz Universidade Estadual do Ceará
  • Tereza Sandra Loiola Vasconcelos Universidade Estadual do Ceará
  • Luiz Cruz Lima Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Educação do Campo, Recriação do Campesinato, Assentamento Lagoa do Mineiro, Livro didático, MST

Resumo

A Educação do Campo vinculada ao MST possui como um dos pilares pedagógicos, a valorização da formação humana. Assim, é preciso refletir acerca dos componentes teóricos e ideológicos que compõem a Educação do Campo e as incongruências com o Novo Ensino Médio (NEM). O objetivo do artigo é compreender o processo de inserção do Novo Ensino Médio no Ensino de Geografia das escolas do campo, tendo como base a experiência da Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros, que está localizada no Assentamento Lagoa do Mineiro, Itarema, estado do Ceará. Foram realizados procedimentos metodológicos, como levantamento bibliográfico, documental, trabalho de campo no território e entrevistas com educadores (as) e educandos (as). Constatamos que mesmo das limitações geradas pelo NEM, a Geografia ainda possui importância na Educação do Campo e na recriação do campesinato ao desenvolver debates e raciocínios teóricos essenciais à formação humana. Nesse sentido, reforçamos as problemáticas em torno das reformas educacionais, sobretudo com a limitação curricular para a Geografia.

Biografia do Autor

Brendon Bessa Lima, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PropGeo) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) tendo tido experiências no PIBID e na Iniciação Científica. Compõe o quadro de participantes do Grupo de Pesquisa "Sistemas Técnicos e Espaço" (UECE), do Grupo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Geografia, Educação do Campo e Questão Agrária (GEOEDUQA) da UFGD e da Rede DATALUTA (UNESP). Faz parte do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO/UECE). Colabora com o Grupo de Estudos e Articulação Ensino de Geografia e Territórios. Dedica-se aos estudos e pesquisas acerca da Educação Geográfica, Ensino de Geografia e Educação do Campo.

Paola Santos da Paz, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), faz parte do Grupo de Estudos e Articulação Ensino de Geografia e Territórios (GEAEGT), integrante do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO), ambos coordenados pela Profa. Dra. Tereza Sandra Loiola Vasconcelos. Além de ser participante do Grupo de Pesquisa "Sistemas Técnicos e Espaço" pelo CNPq, com a coordenação do Prof. Dr. Luiz Cruz Lima. Está no terceiro ano como bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP, com temática relacionada ao Ensino de Geografia e EducaçãodoCampo.

Tereza Sandra Loiola Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará

Educadora, pesquisadora e mamãe do Raoni. Possui Licenciatura (2007), Mestrado (2010) e Doutorado (2015) em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professora dos Cursos de Geografia da UECE (Licenciatura e Bacharelado), Campus do Itaperi, e coordenadora do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO). Enquanto parte das atividades acadêmicas, integra o Grupo de Pesquisa Sistemas técnicos e espaço e coordena o Grupo de Estudos e Articulação Ensino de Geografia e Territórios, em que busca articular ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência e publicações em DINÂMICAS TERRITORIAIS e ENSINO DE GEOGRAFIA, no CAMPO e na CIDADE. Ao longo dos últimos anos vem dedicando-se aos estudos que enfocam a Formação e Reestruturação Socioespacial do Ceará; Formação de Professores e Professoras de Geografia; Estágio Supervisionado; Educação Geográfica; Geografia Escolar; Educação do Campo; Educação Escolar Indígena; Território; Conflitualidades e Conflitos; Tensionalidades e tensões territoriais.

Luiz Cruz Lima, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1971) e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor emérito e professor titular da Universidade Estadual do Ceará, docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE, coordenador do grupo de pesquisa cnpq Sistemas Técnicos e Espaço, membro do Fórum do Parque do Cocó do Ministério Público Federal, professor colaborador da Universidade Estadual Vale do Acaraú, consultor ad hoc da Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa, consultor da Associação dos Geógrafos Brasileiros, consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, membro do Conselho Editorial da Editora da Uece. Autor de vários livros e artigos. Tem experiência no ensino e na pesquisa na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, Política e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: reestruturação socioespacial, modernização seletiva, sistemas técnicos e espaço.

Publicado
2025-10-06
Como Citar
Lima, B. B., Paz, P. S. da, Vasconcelos, T. S. L., & Lima, L. C. (2025). O Novo Ensino Médio no Ensino de Geografia em escolas do campo: os reveses na EEM Francisco Araújo Barros (Itarema/CE). Geographia Meridionalis, 8, e0250009. https://doi.org/10.15210/gm.v8i.27550