Desafios para o desenvolvimento sustentável da região sudoeste maranhense da Amazônia Oriental

  • Iracema Rocha da Silva UEMASUL
  • Carolina Schmanech Mussi UNIVALI
  • Marcus Polette UNIVALI
Palavras-chave: Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense, Amazônia Oriental, Bioma Amazônico e do Cerrado, Urbanização

Resumo

A definição de Regiões Metropolitanas (RM) como unidades territoriais tem sido uma estratégia para integração de políticas públicas de interesse comum em diversos arranjos de municípios. Este trabalho busca compreender as dinâmicas territoriais, assim como as atividades de gestão adotadas na Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense (RMSM), a fim de identificar as potencialidades e oportunidades para o fortalecimento do processo de metropolização, e adoção de políticas contemporâneas e sustentáveis para preservação do ecótono estudado. O cruzamento de dados indicou que ainda existe uma distância entre as definições administrativas e as dinâmicas e fluxo reais entre os municípios da RMSM, que necessita de maior articulação interna para o fortalecimento da influência do polo e sub-centralidades nos demais municípios da RM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iracema Rocha da Silva, UEMASUL
Possui Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2018), Especialista em Tecnologias da Informação para Educadores, pela Universidade Federal do Rio Grande Do Sul(2009), e em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Maranhão(2006), Graduação em Administração de Sistemas de Informação Gerencial pela Faculdade Atenas Maranhense(2006), e em História pela Universidade Estadual do Maranhão(2004). Atualmente professora Assistente I, na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão(UEMASUL). Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, informática, administração, comportamento organizacional, qualidade no atendimento; satisfação dos clientes, e TI. Imperatriz/MA.
Carolina Schmanech Mussi, UNIVALI
A pesquisadora atua na área de Geoprocessamento aplicado ao Planejamento Urbano e Regional, Mapeamento de Áreas de Risco, Análise da Paisagem. Tem atuação na área de Gestão Ambiental e Soluções Naturais para Cidades Sustentáveis. É graduada em Oceanografia (2005) e mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental (2011) pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Possui doutorado em Geografia (2017) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 2012 atua como docente da Universidade do Vale do Itajaí nos cursos de graduação e e no Programa de Mestrado e Doutorado Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia Ambiental.
Marcus Polette, UNIVALI
Pesquisador e professor da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Colaborador no United Nations Pool of Experts - Regular Process (World Ocean Assessment - WOA I e II). Editor e fundador da Revista de Gestão Costeira Integrada para países de Língua Portuguesa. Coordenador do Curso Elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro. Desenvolve pesquisas na área de gestão costeira integrada e planejamento regional e urbano. Representante da academia no GIGERCO - Grupo Interministerial para Gerenciamento Costeiro (2016 - 2018). Pós doutorado em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais - Universidade Federal de São Carlos (1997). Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1993). Graduação em Oceanografia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1989). Graduação em Geografia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1987). Especialização em gestão costeira integrada nas seguintes instituições: Universidade de Delft (Holanda), University of Rhode Island (Coastal Resources Center CRC) - EUA, e Universidade de Bologna (Itália). Conselheiro Programa de Estudos Costeiros do Museu Emílio Goeldi - Belém (PA). Professor visitante nas seguintes universidades: Universidad Pablo Olavide/Sevillha - Espanha (2008).Universidad Politecnica de Catalunya/Barcelona - Espanha (2011);Università Politecnica delle Marche/Ancona - Itália (2016); II Universitá de Napolis - Itália (2016); Universidade de Bologna (2019), Universidade de Cadiz (2020), e na Universidade de La Republica - Uruguay (2010 - 2023).
Publicado
2025-03-06
Como Citar
Rocha da Silva, I., Schmanech Mussi, C., & Polette, M. (2025). Desafios para o desenvolvimento sustentável da região sudoeste maranhense da Amazônia Oriental. Geographia Meridionalis, 8, e0250002. https://doi.org/10.15210/gm.v8i.27656